IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Recursos previdenciários - o que é feito com o dinheiro da sua contribuição

Publicada em 10/03/2022

Recursos previdenciários - o que é feito com o dinheiro da sua contribuição

Você sabe o que é feito com os recursos previdenciários arrecadados pelo IPREJUN? Caso tenha respondido que são usados para pagar as aposentadorias e pensões dos servidores, está correto. No entanto, a gestão desse dinheiro vai muito além disso.

 

O IPREJUN tem um regime de capitalização contributivo e investe os recursos em diversas carteiras para garantir que o sistema seja sustentável. E o objetivo é atingir a meta atuarial, sempre com responsabilidade e minimizando riscos. E fique tranquilo! Pra esse recurso ser alocado, existe um trabalho extenso feito pelo time do IPREJUN e você pode acompanhar tudinho no site do Instituto, na aba investimentos.

 

Lá, o usuário pode consultar todas as movimentações financeiras realizadas no dia a dia, como os resgates e investimentos. Além disso, é possível consultar as planilhas de investimentos, nas quais existe uma coluna exclusiva para checar a rentabilidade. Todas as instituições credenciadas estão listadas e, se por acaso tiver alguma dúvida sobre o tema, a equipe do IPREJUN está pronta para atender e esclarecer.

 

Para garantir a segurança dos recursos, existe um processo rigoroso para que as instituições sejam credenciadas. Inicialmente, é aberto um processo que que contém toda a documentação da instituição. Na sequência, o setor de compliance do IPREJUN avalia se não há nada que desabone a instituição financeira. Feito isso, o processo passa para aprovação do Comitê de Investimentos, que é formado por cinco servidores com certificação mínima CPA 20 - Certificação Profissional ANBIMA - Série 20, voltada para profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto aos investidores qualificados.

 

Aprovado o processo, a equipe de monitoramento de riscos segue com o trabalho, realizando as diligências, onde os credenciados são visitados inloco para validar se de fato trata-se de uma instituição confiável e estruturada. O processo ocorre tanto com pequenos quanto com grandes bancos e gestores. Só então a Instituição é considerada apta para investimentos.

 

É importante lembrar que existe uma legislação federal específica para o Regime Próprio de Previdência Social. Não é possível, por exemplo, comprar ações, títulos de crédito de pequenas empresas, entre outros. Os investimentos são restritos a processos seguros. A Política de Investimentos completa também está disponível no site, assim como relatórios mensais e anuais com todas as informações, inclusive com análises dos cenários econômicos.

 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com o IPREJUN: (11) 3109-0583 / 3109-0570. 

Acesso Rápido