Rede de combate à violência contra idosos é tema de capacitação

Publicada em 21/06/2022

Rede de combate à violência contra idosos é tema de capacitação

Dando continuidade à programação da Campanha Junho Violeta, foi promovida na manhã de ontem (20), no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss), uma capacitação para servidores da Prefeitura do Município de Jundiaí sobre os protocolos da rede de atenção à pessoa idosa em situação de violência.

A ação trouxe um alerta para que observemos os idosos da nossa convivência que estejam precisando de apoio nesse sentido, identificando e buscando o procedimento adequado em demandas que precisam de atenção.

A Campanha Junho Violeta é promovida em atenção ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no último dia 15 de junho. O objetivo é buscar a ampliação dos serviços de cuidados e atenção, como medidas de proteção à pessoa idosa, com a capacitação de agentes que atuam diretamente com essa população.

Segundo Luiz Guilherme Fuschini Camargo, diretor do Departamento de Proteção Social e Especial da UGADS (Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social), o papel da campanha é trazer o assunto à pauta.

“Nosso município tem uma rede muito bem organizada e um índice de envelhecimento alto. Precisamos, portanto, tratar dessa questão para potencializar os serviços de atendimento existentes. Vocês têm um papel fundamental na construção do diálogo. Muitas vezes o idoso pode nos trazer alguma situação de sofrimento, dificuldade, daí a importância de acionar os equipamentos, com um trabalho em conjunto para a articulação”, afirmou.

A ideia, portanto, é pensar em ações de promoção e prevenção. Entre os participantes da capacitação, a assistente social do CRAS Central, Vanessa Alves da Silva, destacou a importância do tema e do espaço para a discussão. “É fundamental esse debate sobre os atendimentos oferecidos pelos serviços e o trabalho em rede, pensando na complexidade que envolve o processo de envelhecimento”.

A educadora esportiva Ana Cristina dos Santos, da UGEL (Unidade de Gestão de Esporte e Lazer), complementou lembrando o quanto a abordagem contribui para diferenciar as várias formas de violência contra os idosos. “Nos traz um olhar mais atento às situações, com informações relevantes para trocarmos”.

Legislação

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. É um alerta sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos.

A proposta está de acordo com a Lei Municipal nº 9.058 de 08 de outubro de 2018, que institui o Programa Junho Violeta como conscientização e prevenção à violência e ao abandono de idosos.

A programação da Campanha Junho Violeta no Município teve início no dia 13 e segue até o dia 23, com ações diversas para a divulgação do tema, numa parceria entre as Unidades de Gestão, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) e entidades ligadas à pessoa idosa.

Denúncias

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), situações de violência contra a pessoa idosa são ações ou omissões cometidas, que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo assim o desempenho de seu papel social.

Dados do Disque 100 revelam que mais da metade das denúncias de violência contra idosos corresponde a episódios no ambiente doméstico da vítima. Dessa forma, valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio são pontos essenciais para o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas. A conscientização da sociedade é uma importante ferramenta para sensibilizar, coibir, amenizar e enfrentar o sofrimento.