Instituto de Previdência de Jundiaí tem novo presidente

Foto do Marcussi
Marcussi já está trabalhando desde esta segunda-feira (07)

Tomou posse nesta segunda-feira (07) como novo diretor-presidente do Instituto de Previdência do Município (Iprejun) o advogado José Aparecido Marcussi. A portaria com sua nomeação deve ser publicada na edição da Imprensa Oficial dessa terça-feira (08), mas, para o novo titular do órgão de previdência dos servidores municipais o trabalho já começou.

Advogado formado em 1979 pelas Faculdades Padre Anchieta, Marcussi , de 55 anos de idade é casado, tem três filhos e foi vereador em Jundiaí por três mandatos. Além de um escritório de advocacia que mantém com dois de seus filhos, também advogados, é empresário e possui um complexo comercial, na rodovia Geraldo Dias, que atua com serviços de revenda de combustíveis, padaria e lojas de conveniência.

Para Marcussi, que foi três vezes legislador, o assunto funcionalismo não é nenhum segredo. Inclusive, foi em um de seus mandatos, em 1992, que o antigo Funbejun (Fundo de Benefícios de Jundiaí) foi aprovado. Da mesma forma, em 2002, ainda como vereador, ele teve a oportunidade de ajudar a aprovar a lei que transformou o Funbejun em Instituto de Previdência, o Iprejun. “Naturalmente que, como vereador, eu tinha essa questão na minha agenda permanente, pois o legislador municipal também faz leis para o funcionalismo. Agora, gerir todo esse processo é algo inovador para minha carreira, o que pretendo desenvolver com o máximo empenho e com toda a confiança que recebi do prefeito Miguel Haddad”, conta Marcussi.

De acordo com o advogado, que já havia recebido o convite para assumir o posto logo que o seu antecessor, João Carlos Figueiredo, saiu, os primeiros dias no órgão servirão para assimilar a rotina, conhecer melhor a equipe e definir algumas ações. Mas, de antemão, Marcussi afirma que encontrou um setor absolutamente organizado, o que é muito importante. “O prefeito me pediu para olhar com muito carinho a secretaria, mas pela qualidade da equipe que encontrei, será uma missão muito tranquila”, prevê.

Sobre o Iprejun
O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí – Iprejun – tem como principal objetivo custear benefícios previdenciários aos servidores municipais, titulares de cargos efetivos, inativos e seus dependentes. Trata-se de uma autarquia, responsável por benefícios como aposentadoria (por invalidez, idade, tempo de contribuição ou compulsória); auxílio doença; salário família; salário maternidade; pensão por morte; auxílio reclusão e abono anual (13º salário).

Criado pela Lei 5.894, de 12 de setembro de 2002, o Iprejun atua junto aos funcionários de carreira. Possui um conselho, composto por 14 membros eleitos pelos servidores públicos municipais, de forma direta. São dois representantes da Câmara Municipal, representando os inativos e os demais são da administração direta, autarquias e fundações.