Gestão do Iprejun é elogiada por instituto catarinense

Foto dos visitantes
Os visitantes foram recebidos pelo secretário Carmelo Paoletti

A qualidade de gestão do Instituto de Previdência de Jundiaí (Iprejun) foi elogiada pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem). A manifestação aconteceu durante visita do presidente da instituição, Demetrius Ubiratan Hintz, ao gabinete do secretário de Governo e Comunicação Social da Prefeitura, Carmelo Paoletti, encontro que contou também com a presença do presidente do Iprejun, João Carlos Figueiredo, e do consultor da Abipem, Renato Follador. Os visitantes estiveram na cidade para participar da produção e transmissão ao vivo, para todo o País, de um material institucional pela TV Web.

Durante o encontro, os visitantes falaram sobre regras de regimes próprios das prefeituras, enfatizando que a tendência verificada é de os modelos de gestão passarem por uma ampla revisão, para poderem se sustentar. Renato Follador foi o responsável pela estruturação da Paraná Previdência e da Amazonprev, dois sistemas que têm servido de modelo no Brasil quando o assunto é autonomia. Follador defende que quanto mais distante estiver do foco político, mais autonomia e independência os institutos terão. E Jundiaí, na opinião dele e do presidente da Abipem, Jundiaí já alcançou essa condição. “Tem que haver essa proposta diferenciada, pois a filosofia dos governos é a de atuar por quatro anos e os regimes de previdência vão muito mais longe”, disse Follador.

Para Demetrius, o brasileiro de maneira geral não pensa a longo prazo. Uma das formas que ele vê como eficazes para despertar a conscientização é através da educação previdenciária. “Quando as pessoas passarem a pensar no que querem lá na frente, vão sentir necessidade de trazer esse pensamento também para coisas corriqueiras do dia a dia, como não jogar lixo na rua, focando mais a questão da preservação”, comentou.

Sobre o Iprejun, Demetrius, que também preside o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev), considera que Jundiaí já possui um diferencial, que é sua atuação independente, através de uma gestão responsável . “Hoje as regras de regime próprio nas prefeituras são por demais vinculadas ao processo político, mas isso não é bom e Jundiaí mostra como é possível romper esse vínculo”, concluiu.

Sobre a Abipem
Criada em 23 de outubro de 1980 como ABIP, a ABIPEM era integrada apenas pelos Institutos Estaduais de Previdência. Posteriormente, com o ingresso de Institutos Municipais, transformou-se em ABIPEM. É uma entidade civil, de direito privado, de âmbito nacional, sem fins lucrativos. Como representante das Instituições de Previdência e Assistência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, tem por objetivo congregar as instituições que dela participam através de um constante processo de aprimoramento de seu conhecimento técnico-administrativo, de atividades de intercâmbio, da realização de congressos nacionais e encontros regionais discutindo e difundindo os princípios da doutrina previdenciária e assistencial. O presidente do Iprejun, João Carlos Figueiredo, já presidiu a Abipem, no período de 2006 a 2008.