Iprejun adota diretriz de responsabilidade socioambiental nos investimentos

O Instituto de Previdência de Jundiaí (Iprejun) , órgão ligado à Prefeitura, decidiu alinhar as questões de responsabilidades socioambientais nas análises e tomadas de decisão dos investimentos. Essa deliberação contribuirá para a construção de um País sustentável, em que o desenvolvimento econômico está em consonância com a inclusão, o respeito aos direitos humanos e a preservação do meio ambiente.

O diretor-presidente do Iprejun, Eudis Urbano dos Santos, explica que a diretriz de Responsabilidade Socioambiental nos investimentos encontra-se em fase de conclusão e Jundiaí deverá ser a primeira cidade do Brasil com regime próprio de Previdência Social (RPPS) a tomar essa decisão.

"Entendemos que são importantes princípios a serem seguidos para uma gestão responsável dos recursos correspondentes às reservas técnicas, fundos e provisões sob a nossa administração. O objetivo é atingir o equilíbrio atuarial e a solvência do plano, contribuindo com os interesses ambientais da sociedade brasileira”, diz Eudis.

Considerando que os RPPSs são investidores que impulsionam indiretamente a economia nacional de forma importante, o diretor-presidente diz acreditar que diretrizes como esta influenciarão na análise de investimentos das instituições financeiras e, consequentemente, na política empresarial das companhias, permitindo que o tema responsabilidade socioambiental seja incorporado de maneira mais forte no mercado.

Eudis destaca ainda que, quando o documento estiver pronto, ele será levado à apreciação dos conselheiros do Iprejun.

Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

☞ Avenida Liberdade, s/n - 6º andar - ala norte - Jardim Botânico - Jundiaí - SP - CEP 13.214-900

☎ (11) 4589-8987 - ✉ iprejun@jundiai.sp.gov.br