Iprejun realiza 1º Ciclo de Palestras sobre Regimes Próprios

A abertura do 1º Ciclo de Palestras sobre Regimes Próprios, coordenado pelo Instituto Previdenciário de Jundiaí (Iprejun), na manhã desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal, reuniu dezenas de servidores, ex-servidores, conselheiros da região e de outras cidades. O evento prossegue nesta sexta-feira (24).

O diretor e presidente do Iprejun de Jundiaí, Eudis Urbano dos Santos, enfatizou a importância do evento. "Quando fui convidado pelo prefeito Pedro Bigardi a este cargo, ele me confiou uma missão, cuidar do futuro dos servidores. Assim, nos propomos cada vez mais a desenvolver um bom trabalho e partilhar aprendizados."

O objetivo do evento, segundo Eudis, é dar visibilidade sobre a situação do mercado financeiro e compartilhar informações normativas de benefícios. Durante o evento, também foi assinada a a Política de Responsabilidade Socioambiental nos Investimentos. Com esta política, todos os investimentos do Iprejun passam a ser alinhados com os princípios de melhorias para as práticas sociais, ambientais e de governança corporativa.

No Brasil, atualmente, há em torno de 2.050 Institutos Previdenciários. Todos tendem a velar e discutir assuntos voltados para credenciamentos e investimentos. E o Iprejun passa a ser o primeiro instituto previdenciário a ter uma Política de Responsabilidade Socioambiental nos Investimentos.

Ciclo de palestras
O evento faz parte de uma busca para manter os servidores próximos do Iprejun, um patrimônio e uma garantia de um futuro promissor. "É importante participar das palestras, acabam sendo uma forma de conscientização. Desta forma, zelamos pela nossa vida no presente e alguns anos depois", disse a servidora Rosemary Simionato.

Compuseram a mesa de abertura o presidente do Conselho Fiscal do Iprejun, Diógenes Torqueto Salas; o presidente do Conselho Deliberativo do Iprejun, Marcelo Marques; o presidente da Associação Paulista de Entidades da Previdência do Estado e Municípios (APEPREM), Guiomar de Souza Pazian; o presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), Antônio Correia; o vereador Paulo Malerba, representando a Câmara Municipal; o diretor e presidente do Iprejun de Jundiaí, Eudis Urbano dos Santos; e a diretora de benefícios do Iprejun de Jundiaí, Angélica Tomazini.

Participaram da abertura servidores, ex-servidores e conselheiros de Jundiaí e outras localidades, como Caraguatatuba, Birigui, Campinas, Embu, Ubatuba, Barretos, Itapira, Itu, Várzea Paulista e Americana, além de, representantes de empresas parceiras que ajudaram a proporcionar o acontecimento do evento.

Confira a programação para sexta-feira (24):

- 9h às 10h30 - MPS: Visão de futuro para os RPPS (Narlon Gutierre Nogueira - Diretor de Regimes de Previdência no Serviço Público);
- 10h30 às 11h - Coffee-break;
- 11h às 12h30 - Gestão Previdenciária (Fábio Caon Bittencourt - Caixa Econômica Federal);
- 12h30 às 14h15 - Almoço;
- 14h15 às 15h45 - Cenário Macroeconômico 2015 (Mário Mesquita - Diretor de Relações Institucionais do Banco Brasil Plural);
- 15h45 às 16h - Coffee-break;
- 16h às 17h30 - Análise de Investimentos Socioambientais (Luiz F. Cavallari Filho - Itau Asset Manangement).