IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Geriatra lista os quatro pilares para quem deseja envelhecer bem, com saúde e qualidade de vida

Publicada em 16/03/2023

    Geriatra lista os quatro pilares para quem deseja envelhecer bem, com saúde e qualidade de vida

 Envelhecer bem e com saúde. Talvez, além de metas materiais, esse seja o grande desejo da população. Hoje, a expectativa de vida do brasileiro está entre 82 e 84 anos. A idade pode variar, dependendo do lugar em que a pessoa reside e sexo. Em algumas regiões pode chegar a até 90 anos.

 

 

Segundo o geriatra, psiquiatra, coordenador de geriatria e residência médica em geriatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, dr. Ivan Aprahamian, após os 60 anos, são quatro décadas potenciais: dos 60 aos 100 anos. “É um período muito longo para chegar com problemas severos de saúde, físicos ou mentais”, destaca.

 

Por isso, ele lembra que existem quatro pilares para seguir à risca e mirar no envelhecimento saudável. E as dicas valem para todas as idades. O primeiro tem a ver com a alimentação. O médico indica a conhecida dieta mediterrânea, que reduz a inflamação do corpo.

 

Segundo ele, é interessante reduzir o consumo de carne vermelha, carboidratos e gordura para priorizar verduras, peixes. frutas, cereais e azeite na alimentação. “Caso opte pelo consumo de carnes vermelhas, escolha sempre as opções com pouca gordura. Esse tipo de alimentação ajuda a reduzir a inflamação no corpo”, explica o médico.

 

O outro pilar é manter regularidade nos exercícios físicos. Uma caminhada breve, de quinze ou trinta minutinhos diários, já seria interessante para quem mira o envelhecimento com qualidade de vida. “É melhor optar por atividades diárias mais curtas, que treinos duas ou três vezes na semana. Optar por exercícios que estimulem os músculos produz inúmeros benefícios, inclusive para o coração e cérebro. Se exercitar pode prevenir depressão, problemas cardiovasculares, perda óssea e muscular.”

 

O terceiro pilar é ter acompanhamento médico adequado, tratar doenças crônicas e pensar sempre em reduzir o uso de medicamentos. “Doenças crônicas devem estar estáveis, mas o paciente precisa tomar o menor número de remédios possível.”

 

O geriatra lembra, como quarto pilar, que a qualidade de vida é fundamental para a saúde física e mental. Segundo ele, na terceira idade existem fatores que prejudicam a vida dos idosos, como dificuldades financeiras, limitações físicas e a redução da rede social. “Busque o que te dá prazer, dentro de uma boa vivência social, uma boa estima individual. Cada um pode avaliar e entender como melhor a sua qualidade de vida.”

Acesso Rápido