IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Mastologista da FMJ faz palestra prevenção ao câncer de mama para servidoras e seguradas

Publicada em 10/10/2023

    Mastologista da FMJ faz palestra prevenção ao câncer de mama para servidoras e seguradas

Equipe do Instituto e seguradas participaram da palestra

O mastologista da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), dr. João Bosco, realizou nesta terça-feira (10) uma palestra sobre prevenção do câncer de mama para servidoras e seguradas do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN). A atividade marca o Outubro Rosa e faz parte das ações do Programa Pós-Aposentadoria.

 

O médico destacou que muita gente pensa apenas na mamografia quando se fala no assunto. No entanto, ele destacou que as mulheres podem prevenir o câncer de mama com bons hábitos, como atividades físicas regulares, boa alimentação, evitando álcool e cigarro. “Uma alimentação rica em proteínas, com pouco carboidrato, atividade física regular, além de hábitos saudáveis são aliados da saúde. As pessoas devem ainda ter boas noite de sono, manter a espiritualidade e felicidade em dia.”

 

Segundo ele, em cada 10 mulheres vítimas de câncer, 12% teriam a vida poupada se praticassem atividades físicas regulares.

 

Um alerta deixado pelo especialista foi com relação à obesidade, que pode ser porta de entrada para câncer e inúmeras outras doenças. Quem tem Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 precisa ficar atenta, pois está em nível de obesidade. Mulheres que ultrapassam 25 estão em sobrepeso.

 

O médico destacou ainda que as mulheres devem praticar o autocuidado, tocando as mamas e axilas uma vez ao mês. “Dessa forma, um tumor pode ser localizado mais cedo. Vale lembrar que cerca de 93% dos nódulos mamários são benignos.”

 

Ele frisou ainda que as pacientes devem cobrar que seus médicos examinem as mamas. “Além disso, mulheres com mais de 40 anos devem fazer mamografia uma vez ao ano. O diagnóstico precoce tem índices de 90% de cura.”

 

Quem marcou presença, aprovou. ”A palestra foi muito interessante. Eu achava que já sabia tudo sobre esse assunto, mas aprendi muito”, comentou a aposentada Raquel Cristina Lopes. Assim como ela, a aposentada Dagmar Aparecida de Camargo também gostou. “O conteúdo foi excelente. Já tive casos de câncer na família e não sabia de muitas coisas apontadas pelo médico.”

 

A diretora de benefícios do IPREJUN, Anita Carolina Lunardi Petrin, agradeceu a presença do mastologista. “Toda mulher tem direito a conhecer o que pode ser feito para prevenir um câncer e como se cuidar. A palestra do hoje teve esse objetivo, de fazer com que essa informação seja absorvida e compartilhada por todas.”

 

 

 

Acesso Rápido