IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
MISSÃO CUMPRIDA: Recém-aposentada, Jussara revela como o amor pela Educação Infantil motivou sua jornada

Publicada em 26/08/2022

MISSÃO CUMPRIDA: Recém-aposentada, Jussara revela como o amor pela Educação Infantil motivou sua jornada

Todas as carreiras trazem muito aprendizado, mas principalmente na Educação o sentimento de “Missão Cumprida” é cumulativo, multiplicado a cada lição compartilhada entre alunos, familiares e toda a equipe que compõem o ambiente educacional. Com a diretora de escola Jussara Nascimento de Oliveira, aposentada desde o início de agosto, o ensino foi uma opção que a transportou da sala de aula à administração escolar.

 

Dos 27 anos como servidora municipal em Jundiaí, onde sempre residiu, três foram como professora, dois como coordenadora pedagógica e as duas últimas décadas como diretora de escola. A maior parte desse tempo foi exercida junto a estudantes de Educação Infantil.

 

“Sempre amei trabalhar com crianças pequenas, principalmente de 4 e 5 anos. Assim criei vínculos muito bons com toda a comunidade escolar, como na EMEB Haydee Dumangin Mojola, onde atuei durante praticamente toda a minha carreira”, relata a educadora, que é casada e tem um filho de 19 anos.

 

Nos últimos anos, como em muitas outras áreas, a pandemia proporcionou vivências inéditas. O trabalho remoto na Educação foi mais que desafiador, pois transformou a didática convencional em múltiplas plataformas e formatos de aprendizagem, com apoio da tecnologia, nunca antes tão aplicada no dia a dia em sala de aula.

 

“Preparávamos as aulas em equipe, remotamente, com envio semanal às crianças. Foi tão inovador que nos rendeu uma premiação, chegando ao 5º lugar na classificação nacional. Nos inscrevemos porque sabíamos o quanto a equipe estava fortalecida, com uma integração que só aumentou com o passar do tempo”, revela Jussara.

 

Atividades expandidas

 

Priorizando a qualidade no ensino e na aprendizagem, com um atendimento personalizado junto à comunidade onde a escola estava inserida, a diretora ia além dos muros e portões. Os trabalhos realizados pelos estudantes envolviam as famílias, comerciantes e moradores em geral do entorno, com trabalhos expostos na UBS e clínicas do bairro, com temas de interesse público, como prevenção de acidentes e campanhas, como a de vacinação.

 

Formada em Pedagogia e Administração Escolar, com licenciatura plena em Filosofia, História da Educação e Didática, a educadora agora aposentada revela a satisfação em sentir-se “dona do seu próprio tempo”, ao mesmo tempo em que sente falta do convívio com as crianças, famílias e colegas no ambiente profissional, que deixa muitas saudades.

 

“Valorizo as relações interpessoais e tenho a consciência que sempre fui muito sensível, humana e democrática. É muito bom manter contato com alunos que crescem e nem por isso me esquecem, além das famílias e de colegas com quem trabalhei”, ressalta, emocionada.

 

Depois do período dedicado ao descanso e projetos pessoais, como o curso de inglês e as atividades físicas em grupo, ela planeja para um futuro próximo ser professora universitária. As homenagens do último dia de trabalho ficaram registradas em fotos, nas redes sociais e, principalmente, no coração.

 

   

Carinho e competência

   

Ex-aluna da EMEB Haidee e mãe do Miguel, que conviveu nestes últimos anos com Jussara na escola, Amanda de Fátima Sepresse Teodoro enaltece a experiência positiva proporcionada ao filho pela diretora e sua equipe.

 

Quando Miguel completou 3 anos, Amanda conseguiu a vaga e Jussara era a diretora. “Pra mim foi um orgulho e uma bênção. A primeira impressão e experiência que o Miguel teve na vida escolar foi maravilhosa, devido à competência e ao profissionalismo da Jussara, que o ensinou ver o lado melhor da escola”, relata, pontuando o amor pela Educação e o carinho, tão marcantes nas ações.

 

“Os pais sempre foram chamados para participar. Eu era da Associação de Pais e Mestres, mas mesmo quem não era, a Jussara chamava para os eventos e atividades em geral da escola. Isso faz as crianças sentirem que os pais estão presentes ali”, salienta a mãe.

Acesso Rápido