Programa Pós-Aposentadoria propõe momentos de reflexão para segurados em parceria com o CVV

Publicada em 16/02/2024

O Programa Pós Aposentadoria Vida em Movimento contará, a partir de março, com uma parceria entre o Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN) e o Centro de Valorização da Vida, o CVV.  Serão quatro encontros, com a proposta de reflexões em grupo sobre diversos temas, com ferramentas focadas na escuta, respeito e sigilo.

São 10 vagas para segurados e 5 vagas para servidores do IPREJUN. Os encontros ocorrerão na sede do IPREJUN, sempre das 9h às 10h30. Inscreva-se clicando aqui ou ligue para 11 3109-0571, com Domingas.

No dia 6 de março, haverá a exibição do filme ‘Empatia’, um curta-metragem que traz a história de um rapaz de meia idade, indiferente e arrogante com o próximo. Os participantes assistirão à obra e, em seguida, falarão sobre como ela impactou cada um. Haverá pipoca e refrigerante.

Já no dia 17 de abril a mesma turma inicia o Grupo Caminho de Renovação Contínua, o CRC, com o tema ‘Origens’. O foco é promover o autoconhecimento e o desenvolvimento para a melhor compreensão da coletividade.

No dia 22 de maio é a vez da exibição de ‘Vida Maria’, curta-metragem com a história de uma menina de cinco anos que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas é obrigada a abandonar os estudos para tomar conta dos afazeres domésticos. Também haverá pipoca e refrigerante na sessão.

Para encerrar, acontece o segundo CRC em 5 de junho, com o tema ‘Projeto de Vida e Trabalho Voluntário’.

“Tanto o CRC, quanto o Cine Ser são ferramentas do projeto CVV Comunidade. No CRC vamos trabalhar e desenvolver o autoconhecimento. São trocas de vivências em grupo. Já o Cine Ser, por meio dos curtas-metragens, refletiremos sobre nossas emoções. É momento de falar de si, do que existe no interior de cada um, compartilhar histórias e sentimentos”, explica a voluntária do CVV, Lucia Lacerda Varela.

Mais - A programação em maio do Pós Aposentadoria contará com uma oficina de Educação Financeira e Investimento na Prática, nos dias 8, 9 e 10. Nos dias 8 e 9, quem comanda a atividade é o Procon. Já no dia 10, para falar sobre investimentos na prática, o convidado é o diretor de Finanças do IPREJUN, Marcelo Vizioli Rosa.

Haverá ainda atividade em comemoração ao Dia do Servidor Público Aposentado em junho; palestra sobre alimentação saudável em agosto; Semana da Pessoa Idosa em setembro; além de visita guiada na Serra do Japi em outubro.

A programação poderá sofrer alterações. Os segurados devem manter o cadastro atualizado no IPREJUN para receber os formulários de inscrição via WhatsApp ou e-mail.