IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
ABIPEM: live esclarece dúvidas sobre a Minuta da Nova IPC 14 e os Procedimentos Contábeis Relativos aos RPPS

Publicada em 25/07/2022

ABIPEM: live esclarece dúvidas sobre a Minuta da Nova IPC 14 e os Procedimentos Contábeis Relativos aos RPPS

No evento on-line foram abordadas questões conceituais que fazem parte do dia a dia dos operadores de contabilidade atuantes no RPPS

A ABIPEM (Associação Brasileira de Instituições de Previdência) promoveu uma live na manhã desta segunda-feira (25), para debater a Minuta da Nova IPC 14 e os Procedimentos Contábeis Relativos aos RPPS, com transmissão ao vivo pelos seus canais oficiais. Foram discutidos pontos cruciais que estão no dia a dia dos operadores de contabilidade do sistema, buscando as melhores formas de aplicação, com um amplo debate e esclarecimento de dúvidas.

 

O evento on-line abordou questões conceituais, mediado por Otoni Gonçalves Guimarães, contador, consultor, professor e especialista em Previdência, Diana Vaz de Lima, pesquisadora e professora de Contabilidade Pública e Previdência, e Daniel Leandro Boccardo, 1º tesoureiro da ABIPEM.

 

O objetivo da IPC é orientar os profissionais de contabilidade e da área previdenciária quanto à contabilização das transições inerentes aos RPPS, em conformidade com as normas publicadas pela Secretaria de Previdência. “Ela é orientativa, não impositiva, por isso é importante estudar os conceitos e fundamentos conforme o que faz sentido para a gestão dos negócios”, comentou Otoni.

 

A Secretaria do Tesouro Nacional, com o objetivo de padronizar os procedimentos contábeis em âmbito da Federação sob a mesma base conceitual, a qual busca assegurar o reconhecimento, a mensuração, a avaliação e a evidenciação de todos os elementos que integram o patrimônio público, publica regularmente o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).

 

Esse manual, de observância obrigatória para todos os entes da Federação, é alinhado às diretrizes das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, estando de acordo com a legislação aplicável à contabilidade no setor público brasileiro.

 

Durante o evento teve destaque, entre os itens apresentados, como deve ser o tratamento contábil quanto à política de investimentos que reflete o cenário econômico.

 

“São temas polêmicos e demorados para serem tratados. Agradecemos a todos que estiveram conosco nesta manhã, cerca de 3 mil pessoas que acompanharam nossa live”, disse Daniel, ressaltando a importância do evento enquanto utilidade pública e oportunidade de aprendizado.

 

A ABIPEM representa as Instituições de Previdência e Assistência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, oferecendo também capacitação através da realização de eventos que abordam as atualizações previdenciárias.

Acesso Rápido