Ciclo de palestras sobre as novas regras da Previdência é concluído com destaque para a Cartilha de Benefícios

Publicada em 13/09/2022

As palestras ocorreram desde fevereiro, com o intuito de levar informações e esclarecimentos aos servidores

Servidores da ESEF (Escola Superior de Educação Física) participaram no dia 6 de setembro da última palestra do ciclo iniciado em fevereiro deste ano, com foco na apresentação da nova Cartilha de Benefícios, disponibilizada no site do IPREJUN, destacando o Regime, Leis, Normas e Novas Regras da Previdência.

A programação de palestras permitiu que o conteúdo fosse apresentado nos últimos meses para servidores da Câmara Municipal, DAE, Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Guarda Municipal, Escola Superior de Educação Física (ESEF), FUMAS, além da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), servidores públicos da Educação, do Paço Municipal e de algumas Unidades Básicas de Saúde.

As diretoras Anita Lunardi Petrin (Benefícios) e Claudia George Musseli Cezar (Planejamento, Gestão e Finanças) ressaltam que os encontros favoreceram a aproximação com os servidores, que tiveram a oportunidade de conhecer com mais detalhes as regras de aposentadorias e pensões para os servidores públicos.

“Além de entender a Previdência no Brasil e os motivos da recente reforma, explicamos os benefícios previstos na legislação do IPREJUN, com os tipos de aposentadorias e critérios para cada uma delas, regras de transição, pensões, pedágio, abono de permanência e outros temas que têm gerado dúvidas, daí a importância das palestras e da abertura, no final de cada uma, para perguntas”, lembra Anita.

A Cartilha de Benefícios foi produzida com apoio da equipe técnica do Instituto e revisada pelo setor jurídico. O Diretor Presidente do IPREJUN, João Carlos Figueiredo, sinaliza a importância das informações contidas no documento, com as mudanças relacionadas à última Reforma, em vigor desde janeiro de 2022. “A ideia é que o servidor possa compreender com facilidade o sistema previdenciário e os direitos para quando solicitar sua aposentadoria. O material já existia e foi renovado com as novas regras”.

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Claudia George Musseli Cezar, o IPREJUN traz nesta nova edição da Cartilha de Benefícios, que deve ser acessada no site do Instituto sempre que houver qualquer dúvida, todos os conceitos fundamentais referentes aos direitos previdenciários. “As palestras nos permitiram levar novos conhecimentos aos servidores dos demais órgãos públicos e autarquias”, complementa a diretora.

Informação ao pé da letra

“Estou acompanhando as mudanças, que por sinal me atingiram, pois ao invés de me aposentar dentro de dez anos, como estava previsto antes, com as novas regras terei que esperar 18 anos. Tempo de contribuição e idade são questões que sempre geram dúvidas”, comentou a servidora Luciana Baldo, da área de Recursos Humanos da ESEF.

O servidor Luiz Antonio Romani, assistente de manutenção também da ESEF, reforçou que a apresentação facilitou a interpretação das questões. “Precisamos dessa informação, pois além da leitura é preciso entender de fato como tudo funciona, conforme a situação específica”.

Saiba mais - A Reforma da Previdência teve como foco a sustentabilidade da Previdência Municipal, alterando várias regras de aposentadorias do Regime Geral de Previdência (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).  Em Jundiaí, a Lei Complementar nº 611, de 8 de dezembro de 2021, entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022 e implantou a Reforma da Previdência para os servidores públicos do Município.