IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Como está seu jardim? Se você já tem um ou pensa em começar, uma boa dose de paciência faz a diferença

Publicada em 11/07/2022

Como está seu jardim? Se você já tem um ou pensa em começar, uma boa dose de paciência faz a diferença

É possível cuidar bem do jardim gastando pouco, com dicas sustentáveis e criativas

Jardinagem é uma atividade muito relaxante e um dos motivos para isso é a troca de conhecimentos, que acontece quando você encontra outro praticante. E o melhor: gastando pouco é possível cuidar muito bem do jardim, com dicas criativas e sustentáveis. Vamos lá?

 

- Use borras de café para enriquecer o solo

Borras de café podem ser ótimos fertilizantes. Você pode adicioná-las a uma pilha de compostagem junto com folhas e grama, ou em caixas de compostagem, misturando-as com papel picado e folhas secas. Misture bem e coloque no solo úmido. Também são boas para repelir lesmas e caramujos e atraem minhocas, que são ótimas para enriquecer o solo.

 

- Evite insetos rastejantes usando papel alumínio

Se alguns insetos estão indo atrás de seus vegetais, uma dica de jardinagem é colocar um colar de papel alumínio ao redor de abóboras ou tomates, evitando que eles cheguem até lá. Nada de científico por trás disso – esse tipo de inseto simplesmente costuma evitar metais em geral.

 

- Use alho como base para fazer um inseticida

Para usar essa dica, triture um dente de alho e dilua em duas xícaras de água, mexendo até ficar heterogêneo. Cubra o líquido e deixe-o descansar por 24 horas, depois filtre a solução e coloque-a num recipiente grande. Esse inseticida é preventivo, porque o cheiro do alho repele vários tipos de insetos.

 

 

- Conheça o solo e os tipos de plantas

Para que suas plantas fiquem mais bonitas e que você tenha menos trabalho, plantar na época certa também faz diferença.

Saiba qual o tipo de solo que você tem no jardim ou mesmo numa horta.

Assim como conhecer o seu solo, identifique as espécies de plantas que você está lidando.

 

- Deixe a manutenção em dia

A manutenção é uma das coisas mais importantes a se fazer, para que seu jardim permaneça bonito a longo prazo.

Mantenha a grama aparada, assim como os arbustos e cercas-vivas, e não se esqueça de rastelar a área. Jamais use tesouras que não estejam limpas, pois podem contaminar a planta.

Retire folhas mortas, assim como flores secas. Aproveite para fazer uma poda que permita a maior ramificação dos galhos, tendo assim mais flores e uma folhagem mais densa.

 

- Regue nos horários adequados

Quando estiver pesquisando sobre uma planta, procure informações sobre seus hábitos de rega. Mesmo que as plantas exijam níveis de água e frequência diferentes entre si, elas podem se beneficiar do mesmo horário de rega.

As regas devem ser feitas principalmente em dois horários: de manhã bem cedo ou durante a tarde quando o calor passar. Dessa forma você evita que fungos se instalem nas plantas.

Existem exceções que precisam ser regadas em outros horários, como as rosas, por exemplo, quando o ideal é ao meio dia. Se a planta estiver em vaso, regue até a água sair pelos furos de drenagem.

 

- Cultive plantas descomplicadas

Não sabe o que plantar ou tem medo de suas plantas morrerem por que nunca criou algo que tenha dado muito certo?

Existem muitas plantas fáceis de cultivar, pois possuem uma resistência enorme, como folhagens, lírio da paz e outras.

 

Tudo leva tempo

 

Paciência é o segredo da jardinagem. No mundo de hoje, não é fácil ser paciente. Não gostamos de esperar e a todo momento estamos procurando novas notificações nos celulares, por exemplo.

Quem tem paciência nesses novos tempos é rei. E jardineiros desenvolvem a sua. Um jardim criado com paciência e pensamento de longo prazo pode, ao longo dos anos, tornar-se um mapa de sua vida. Você se lembrará de quando fez isso ou aquilo e o que aconteceu naquela época.

Se reconhecermos que paciência faz parte da jardinagem, esperar pacientemente se torna tolerável e, eventualmente, mais agradável. A alegria, muitas vezes, está no processo e não simplesmente no resultado.

 

Fontes: https://www.ecycle.com.br/jardinagem-dicas/

https://www.guiadoconstrutor.com.br/
Foto: Divulgação

Acesso Rápido