Conquista: IPREJUN mantém nível IV no Pró-Gestão

Publicada em 05/03/2024

Conquista: IPREJUN mantém nível IV no Pró-Gestão

O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN) conquistou a manutenção do nível IV no Pró-Gestão, o mais alto índice da certificação institucional e modernização da gestão dos Regimes Próprios de Previdência do Brasil.

A revisão foi realizada pelo Instituto Totum nos dias 4 e 5 de março. Segundo o auditor José Luiz da Silva Junior, o IPREJUN atendeu a todos os níveis de aderência, distribuídos em dimensões como: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. Entre os pontos analisados estão mapeamento dos processos, manualização, treinamentos e capacitações, avaliação de competências de conselheiros e diretoria, entre outros.

“O que vi dessa vez foi uma evolução. O Instituto atingiu 100% dos níveis avaliados. Estive aqui ano passado e percebi que vocês acreditam no Pró-Gestão como uma melhoria real para o trabalho. Vi ações envolvendo servidores, aposentados e pensionistas e isso deixa claro o papel notório que o IPREJUN tem”, comentou o auditor.

Ele também destacou o papel que o IPREJUN ocupa no cenário nacional. “O Instituto é referência, é visto por outros institutos como a ‘cereja do bolo’. Acompanho o trabalho de longe, pelas redes sociais, e o que eu vejo aqui é um Instituto vivo e ativo. Vocês não param.”

A diretora de planejamento, gestão e finanças, Claudia George Musselli Cesar, falou da conquista. “É importante manter as boas práticas de gestão, atendendo aos requisitos da certificação, tornando o IPREJUN qualificado para investimentos, gestão de passivos, entre outros pontos.”

Além disso, ela agradeceu quem faz com que o índice se torne realidade. “Por trás desse trabalho, existem nossos servidores, membros dos Conselhos, que com apoio da gestão municipal fazem com que o IPREJUN mantenha esse padrão de qualidade.”

Mais - O Pró-Gestão foi criado para incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, de forma a proporcionar maior controle dos seus ativos e passivos e a conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O IPREJUN aderiu ao Pró-Gestão RPPS em 2018, quando iniciou um processo de planejamento e várias adequações para atender aos requisitos.  À época, houve uma reestruturação interna e os servidores normatizaram as atividades dentro dos padrões de governança exigidos.