IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Conselho Deliberativo aprova a Política de Investimentos 2023, com apreciação do Relatório de Governança Corporativa

Publicada em 28/11/2022

Conselho Deliberativo aprova a Política de Investimentos 2023, com apreciação do Relatório de Governança Corporativa

Para a elaboração do documento foi considerado o cenário econômico global, com a meta atuarial

A reunião ordinária do Conselho Deliberativo, realizada nesta sexta (25), reuniu a diretoria do IPREJUN, conselheiros titulares e suplentes, na sede do Instituto, além de novas conselheiras eleitas para o próximo triênio, conforme convite feito antecipadamente para participação nesse encontro. O principal destaque foi a deliberação e aprovação do Política de Investimentos 2023, que já estava em análise desde a reunião do mês passado.

 

Também conhecida como Plano Anual de Investimentos, a Política é um documento elaborado para o planejamento do ano seguinte, estabelecendo o índice de rentabilidade referenciado pelos gestores. Estabelece, entre outras premissas, metas de monitoramento que serão perseguidas no decorrer do ano, por meio de relatórios de acompanhamento.

 

“Nossa Política de Investimentos leva em consideração o que precisamos fazer em longo prazo, com regras aqui já discutidas e a prestação de contas feita mensalmente. Pode ser alterada sempre que houver necessidade e se trata de um documento parâmetro, sendo a base para os investimentos dos recursos”, explicou o diretor-presidente do IPREJUN, João Carlos Figueiredo, pontuando que é uma regra para todos os RPPSs do Brasil.

 

Para a elaboração do documento foi considerado o cenário econômico global, com um direcionamento detalhado de como os investimentos serão realizados, incluindo a meta atuarial a ser perseguida, atualmente em 4,86%a.a. + IPCA.

 

Na reunião também foi feita a apreciação do relatório de Governança Corporativa. “Outro destaque é o nosso Planejamento Estratégico, que foi revisado em outubro e coloca, por exemplo, como uma das suas primeiras e principais ações, a atualização constante da base cadastral”, ressaltou Claudia George Musseli Cezar, diretora de Planejamento, Gestão e Finanças do IPREJUN.

Acesso Rápido