CVV fala sobre importância da escuta empática em palestra no IPREJUN

Publicada em 13/09/2023

CVV fala sobre importância da escuta empática em palestra no IPREJUN

O Centro de Valorização da Vida (CVV) esteve no IPREJUN nesta terça-feira (13), no Programa Pós-Aposentadoria, para falar sobre escuta empática. A palestra foi assistida por aposentados, pensionistas e servidores do Instituto e reforçou a importância da mensagem do Setembro Amarelo.

Durante a roda de conversas voluntárias do CVV Maria Bernadete Amaral Carneiro e Lucia Lacerda Varela apresentaram o Centro ao público e destacaram que o órgão foi fundado em 1962, em São Paulo.

O CVV faz a escuta empática e apoia pessoas que ligam no telefone ‘188’ 24h por dia. Há ainda a possibilidade de entrar em contato para conversar ou desabafar via chat e e-mail. “Somos um pronto-socorro emocional. Um trabalho filantrópico, humanitário e gratuito de prevenção ao suicídio. Ouvimos sem julgamento e as pessoas não precisam se identificar”, esclareceu Bernadete.

A voluntária destacou ainda que, em muitos casos, as pessoas acreditam que é necessário opinar ou encontrar soluções para quem busca ajuda, porém, ter a apenas a disponibilidade de ouvir já é suficiente. “À medida que as pessoas podem desabafar sem julgamento, elas reorganizam as ideias, vão se ouvindo e encontram soluções. A gente sempre acha que ajudar o outro é falar o que deve ser feito e não é isso.”

A voluntária Lucia também falou sobre ter a mente, olhos e coração abertos para o outro. “Ouvir é um ato importante. Ser compreendido é um ato essencial do ser humano.” Segundo ela, ‘Acolher e Cuidar’ é o tema da Campanha de 2023 do CVV. “Para cuidar do outro, também precisamos praticar o autoconhecimento. Entender nossos medos, inquietudes e ansiedades, perceber falhas e tentar melhorar.”

Quem marcou presença para acompanhar o evento, gostou. “Ouvir coisas novas é sempre bom, torna nossa vida mais rica. Hoje saio daqui com uma lição importante sobre acolher o próximo”, comentou a aposentada Silvana Verônica Rodrigues, que trouxe a irmã para ver a palestra.

Segundo a diretora de Benefícios do IPREJUN, Anita Carolina Lunardi Petrin, a ideia foi mostrar a aposentados, pensionistas e servidores a importância de procurar ajuda para tratar as questões emocionais, além de entender como ajudar o próximo. “Todos deveriam ver uma palestra como essa. É essencial para que a gente entenda um pouco mais sobre nós e mude o olhar sobre o outro.”

O CVV pode ser acionado pelo telefone 188. Por meio do site www.cvv.org.br é possível conhecer outros canais de comunicação, como chat e e-mail.