CVV traz reflexões importantes ao Programa Pós-Aposentadoria

Publicada em 17/04/2024

CVV traz reflexões importantes ao Programa Pós-Aposentadoria

A manhã desta quarta-feira (17) foi de reflexão e troca de vivências para as seguradas do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN). Em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), foi realizado o primeiro encontro do Grupo Caminho de Renovação Contínua, o CRC, com o tema ‘Origens’. A ação faz parte do Programa Pós-Aposentadoria ‘Vida em Movimento’.

“Eu já tinha ouvido falar do CVV, mas não conhecia de perto. Foi uma oportunidade incrível. O aposentado fica muito tempo em casa e muitas vezes isso não faz bem. Sair da rotina é ótimo. Poder falar e ser ouvida é melhor ainda”, comentou a aposentada Maria de Fátima dos Santos.

Assim como ela, a aposentada Clayde Regina de Oliveira também gostou. “O pós-aposentadoria é uma iniciativa muito importante. Eu sempre tive curiosidade em conhecer o trabalho do CVV e hoje foi possível”, disse.

As voluntárias do CVV Maria Bernadete Amaral Carneiro e Lucia Lacerda Varela conduziram o encontro, marcado por diálogos profundos e escuta. “Cada reunião do CRC é diferente e nos traz uma riqueza. As pessoas têm suas dores e falar delas é proveitoso. É um momento de colocar para fora o que muitas vezes está sufocando”, disse Bernadete, que ressaltou a importância da conversa entre os participantes. “Cada pessoa tem sua história e, no correr do dia a dia, esquecem de olhar para elas mesmas. Nós aqui mostramos que olhar para si mesma não é egoísmo, temos que nos cuidar para cuidar dos outros.”

A voluntária Lucia lembrou que o CRC já é realizado com servidores ativos da Prefeitura de Jundiaí desde 2017. “Nosso objetivo é trazer temáticas que façam com que as pessoas reflitam, que coloquem em prática o autoconhecimento individual e coletivo. É um momento de valorização da vida.”

Mais – A parceria entre IPREJUN e CVV continua. No dia 22 de maio acontece o Cine Ser, com a exibição de ‘Vida Maria’, curta-metragem com a história de uma menina de cinco anos que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas é obrigada a abandonar os estudos para tomar conta dos afazeres domésticos. Haverá pipoca e refrigerante na sessão, que contará com um momento de reflexão. Serão abertas inscrições para os segurados.

O segundo encontro do CRC será com a mesma turma que participou do primeiro, em junho, com o tema ‘Projeto de Vida e Trabalho Voluntário’.

Os segurados devem manter o cadastro atualizado no IPREJUN para receber os formulários de inscrição via WhatsApp ou e-mail.

Dúvidas? 11 3109-0571, com Domingas.