IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Departamento de Geriatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí convida voluntários idosos para projeto de bem-estar

Publicada em 27/06/2024

Departamento de Geriatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí convida voluntários idosos para projeto de bem-estar

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) está em busca de participantes para um projeto-piloto da médica e aluna de mestrado Ana Kemp, que tem como foco aprimorar tanto a mente quanto o corpo de pessoas com mais de 60 anos. Focado na melhoria do estresse, marcadores inflamatórios e fragilidade física, o estudo busca intervir positivamente na vida dos selecionados.

 

Ana é orientada pelo professor Dr. Ivan Aprahamian, geriatra e professor da FMJ, em parceria com o Dr. John Denninger, pesquisador e professor da Universidade de Harvard.

 

Para se candidatar, é necessário ter 60 anos ou mais e fazer uso diário de cinco ou mais medicamentos para controlar doenças crônicas. Um questionário será aplicado para avaliar o estresse e aqueles com pontuações mais elevadas serão convidados a fazer parte do estudo.

 

O protocolo adotado, chamado SMART, foi desenvolvido por pesquisadores norte-americanos no Benson-Henry Institute, associado à Faculdade de Medicina de Harvard. O programa consiste em 8 encontros, com 90 minutos cada. Temas como como estresse, práticas meditativas, ferramentas para controlar o estresse, prática de atividade física, sono e identificação de distorções de pensamentos automáticos serão abordados.

 

O programa visa ajudar os participantes a reconhecer o estresse, ativar respostas fisiológicas que minimizem o impacto do estresse e melhorar o estilo de vida, alterando a percepção de eventos estressores diários.

 

Para se inscrever, os interessados devem responder a um questionário de triagem pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeN_4xOnVVgBWOCDLfO63geh1E88UgB_y-m9dkpVb4q3SYMNw/viewform?usp=sf_link

 

Qualquer dúvida, entre em contato com a Dra. Ana Kemp, pesquisadora principal, por e-mail (dra.anakemp@gmail.com).  

Acesso Rápido