IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Estudo de ALM é apresentado a conselheiros

Publicada em 09/10/2023

Estudo de ALM é apresentado a conselheiros

Os conselhos Deliberativo e Fiscal se reuniram nesta segunda-feira (9), no IPREJUN, para a apresentação, em reunião extraordinária, do Estudo de ALM (Asset Liability Management), de alocação dos ativos, que serve como base para a elaboração da política de investimentos do Instituto.

 

Este é o sexto ano que o estudo é apresentado e a gestão dos R$ 2,5 bilhões em recursos é sempre pautada pelo ALM. O técnico Ronaldo de Oliveira, sócio da empresa LDB, responsável pelos dados, mostrou no início da conversa um contexto do cenário econômico, desde 2018 até 2023, com as curvas dos juros, influenciadas muitas vezes por fatores como política, pandemia e a guerra da Ucrânia, por exemplo.

 

Ele destacou que o IPREJUN tem uma carteira de investimentos consistente, que preza por um crescimento a médio e longo prazo. “É um crescimento constante, resultado de uma boa gestão.”  

 

Segundo ele, de cinco vencimentos em títulos públicos comprados pelo Iprejun, em três o Instituto já fez a lição de casa, de acordo com o que preconiza o ALM. “Apenas em dois vencimentos, o Instituto pode fazer complementos para casar com as necessidades atuariais.”  

 

Ele reforçou que o objetivo dos Regimes Próprios de Previdência Social é a preservação do capital e não a especulação. “O ALM vem justamente para orientar essa otimização da carteira, com menor grau de risco.”

 

O diretor financeiro do IPREJUN, Marcelo Vizioli Rosa, destacou que, com o passar dos anos, apenas alguns ajustes são realizados após a conclusão do estudo. “Como contamos com esses dados há cerca de seis anos, o impacto maior foi no primeiro ano. Agora, realizamos os ajustes necessário para adaptar melhor ao cenário econômico atual. Por isso, as diferenças em relação às alocações do IPREJUN não são tão grandes.”

 

Ronaldo também mencionou a Portaria 1467, que disciplina os parâmetros e as diretrizes gerais para organização e funcionamento dos Regimes Próprios de Previdência Social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 

Consulte o estudo completo aqui: https://iprejun.sp.gov.br/N/arquivos/alm/1696880021.pdf

Acesso Rápido