Publicada em 31/05/2022
Um momento de reflexão e de olhar para o futuro sob uma nova perspectiva. Assim foi o encontro do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN), nesta terça-feira (31), com servidoras públicas, no Programa Pré-Aposentadoria (PPA).
A iniciativa é da Unidade de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) e tem como foco cuidar para que a transição ocorra com planejamento e orientação. São duas turmas anuais. “Aproveitamos o momento para propor que os servidores reflitam sobre o que é melhor para eles. O ciclo no serviço público se encerra, porém, eles podem definir metas para o que vem pela frente”, comentou a diretora de Benefícios do IPREJUN, Anita Carolina Lunardi Petrin.
Ao longo da conversa com as servidoras, além de mostrar a nova cartilha de benefícios, com as regras da Previdência atualizadas, Anita, que já é aposentada, também deu conselhos às servidoras. “Após seis meses em casa, depois de arrumar todas as gavetas, fazer todas as reformas, me bateu um vazio. Meu filho se casou, minha filha mudou-se para a Austrália e meu cachorro morreu. Tudo isso no ano da minha aposentadoria. Tive que buscar motivação para não deixar a depressão entrar na minha vida”, destacou ela, que topou o desafio de voltar a ser diretora no IPREJUN.
Por isso, com propriedade, Anita destacou que esse passo precisa de planejamento. “Temos que aprender a olhar para nós mesmos. Passamos a vida toda abrindo mão das coisas pelos filhos, pelos marido, pela família. E não olhamos para nós. A aposentadoria é uma escolha de vida, individual. Por isso é necessário se perguntar: eu quero?, por quê eu quero?, o que pretendo e o que vou fazer?”, disse.
Quem participou do PPA aprovou o bate-papo. “A palestra do IPREJUN veio para tirar muitas dúvidas e colaborar muito para que possamos traçar com cuidado esse novo caminho”, destacou a professora Valdirene Marques Lucas.
Assim como ela, a enfermeira Romana Marx Pessoa também aprovou. “É fundamental conhecer essas informações. O programa vem sendo essencial para que eu defina os objetivos daqui para a frente. E a participação do IPREJUN foi esclarecedora.”
Ao longo do PPA, além do bate-papo com o IPREJUN, temas como saúde física e psicológica, finanças pessoais e projeto de vida são abordados. A ideia é criar condições para que seja possível tomar decisões com tempo hábil para execução. Além disso, o Programa vem para motivar o desempenho profissional nos anos restantes.
Para mais informações: Divisão de Serviço Social – 11 4589 8750.