IPREJUN presta contas em Audiência à Comissão de Previdência da Câmara Municipal de Jundiaí

Publicada em 30/06/2022

Foi realizada nesta quinta-feira (30), em transmissão ao vivo no formato on-line, a Audiência Pública Anual do IPREJUN perante a Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência da Câmara Municipal de Jundiaí. Foram apresentados o Relatório de Governança Corporativa, os resultados da Política de Investimentos e a Avaliação Atuarial do exercício 2021.

A audiência foi transmitida pela TV Câmara, nos canais 12.2 UHF e 4 NET, e também pela internet, no Facebook e Youtube, com a participação dos vereadores Cícero Camargo da Silva, Márcio Cabeleireiro, Madson Henrique Santos e Adilson Roberto Pereira Júnior (Juninho).

“Estamos aqui para somar, confiando no trabalho realizado, tendo em vista a longevidade na questão da saúde financeira no sistema previdenciário”, disse o vereador Juninho.

Na apresentação do Relatório de Governança Corporativa, a diretora de Planejamento e Gestão, Claudia George Musseli Cezar, apresentou as estatísticas dos segurados do IPREJUN, destacando que entre os benefícios concedidos em 2021 foram 197 aposentadorias e 37 pensões por morte.

Também foram apresentadas as receitas, despesas previdenciárias e administrativas. Enquanto as receitas somaram R$ 582.724.914,39, as despesas ficaram em R$ 292.967.884,31. Na avaliação atuarial foram pontuados o custo previdenciário, ativos e créditos a receber e o déficit, com as alíquotas referentes ao plano de custeio.

“Dentro da política de investimentos em 2021, tivemos um cenário econômico desafiador, influenciado pelas questões fiscais, pela elevação da taxa de juros da economia e pela inflação persistente. Foi uma série de fatores que influenciaram também a carteira do IPREJUN, com oscilações próprias do mercado financeiro”, esclareceu Claudia. O total de recursos investidos chegou a R$ 2.110.252.335,55.

A diretora de benefícios, Anita Carolina Lunardi Petrin, fez a apresentação da composição dos órgãos deliberativos e atos normativos, com as leis relacionadas ao IPREJUN, aprovadas no último ano. Estendeu a todos o convite para que conheçam a nova sede, que no próximo mês completa um ano e está de portas abertas.

“A cartilha com as novas regras para a concessão de benefícios, disponível em nosso site, vem sendo divulgada aos servidores por meio de um ciclo de palestras”, reforçou a diretora, sinalizando que o Relatório de Governança Corporativa referente a 2021 está disponível na íntegra, para consulta, no site do Instituto.