Publicada em 20/06/2023
O IPREJUN recebeu, no 56º Congresso Nacional da ABIPEM, em Foz do Iguaçu, o inédito 1º Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária, realizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM).
O evento contou com a presença do diretor-presidente do IPREJUN, João Figueiredo, servidores e membros dos conselhos. O Instituto ficou em primeiro lugar na categoria grande porte, com um total de 62 pontos, e saiu na frente de RPPS de cidades como de Recife (PE), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), entre outras.
O IPREJUN é o único Regime de Previdência Próprio brasileiro com nota máxima em dois parâmetros de governança: nota A no Índice de Situação Previdenciária (ISP), do Ministério da Previdência Social, e nível IV no Pró-Gestão. Além de analisar esses dois pontos, o prêmio também levou em conta a adesão ao Regime de Previdência Complementar realizada pela Prefeitura de Jundiaí, a adequação das alíquotas de contribuição dos servidores e aprovação da Reforma da Previdência.
Os resultados foram alcançados com aprimoramento da gestão. “Houve uma reestruturação interna e os servidores normatizaram as atividades dentro dos padrões de governança exigidos. Contamos com o apoio de conselheiros e da administração municipal. Dessa forma, conquistamos o reconhecimento do Pró Gestão IV, além da nota A no ISP. Chegamos ao resultado com boa gestão no Instituto e compromisso com o sistema previdenciário”, disse a diretora administrativa do Instituto, Cláudia George Musseli.
Atualmente, o Instituto de Jundiaí tem R$ 2,3 bilhões em recursos e é o 15º Regime Próprio de Previdência Social do Brasil em recursos financeiros do Brasil, de acordo com o site Com Dinheiro. São mais de 3.200 segurados e 7.900 servidores ativos no município.
Mais – Segundo a ABIPEM, o objetivo do prêmio é fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da governança previdenciária.
O Congresso que premiou o Instituto contou com palestra do diretor financeiro do IPREJUN, Marcelo Vizioli Rosa, sobre Controle de Investimentos.