IPREJUN sedia encontro das Câmaras Temáticas da Região Metropolitana de Jundiaí

Publicada em 12/12/2023

IPREJUN sedia encontro das Câmaras Temáticas da Região Metropolitana de Jundiaí

As Câmaras Temáticas (CT) da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) realizaram nesta terça-feira (12) a última reunião do ano. O encontro aconteceu na sede do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN) e contou com representantes de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Cabreúva e Louveira.

Marcaram presença as CTs de Planejamento Urbano Integrado; Gestão de Risco Defesa Civil e Segurança; Transporte Mobilidade e Logística; e Gestão Ambiental e Saneamento; Gestão Territorial, Uso e Ocupação de Solo. “Realizamos encontros mensais e as propostas serão levadas ao Conselho de Prefeitos. Nessas reuniões definimos prioridades, identificamos necessidades e coletamos as informações de cada cidade. O foco é a elaboração de um plano integrado”, comentou o assessor especial da Região Metropolitana, Carmelo Paoletti, lembrando que o Governo do Estado de São Paulo acompanha o trabalho de perto.

O subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto, frisou que as sete cidades estão unidas e comprometidas em um projeto estratégico, que transformará a vida urbana e rural de todo o território. “Estamos estimulando que a RMJ assuma o protagonismo para que faça as ações com o Estado. E estamos felizes, pois todos os municípios têm aderido a 100% das reuniões”, comentou.

Ele destacou que entre as temáticas abordadas, está, por exemplo, a implantação do TIC, o Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas e terá o leilão na Bolsa de Valores em 29 de fevereiro de 2024, quando será conhecido o futuro operador.

Além disso, as Câmaras têm falado sobre as mudanças climáticas e como fica o trabalho das Defesas Civis e agentes de segurança frente a esses desafios.

Entre os projetos prioritários do grupo, está ainda a recuperação das margens do Rio Jundiaí. E por isso, há uma discussão sobre as regões das ‘bordas’ dos municípios. “É claro que temos uma preocupação com as áreas centrais, mas discutimos também a gestão colegiada desses ambientes para que haja uma boa relação de vizinhança entre as cidades”, comentou, mencionando que há um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, o PDUI, que prevê diversas ações entre as cidades da RMJ.