IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Janeiro Branco alerta sobre a importância da saúde mental

Publicada em 05/01/2024

Janeiro Branco alerta sobre a importância da saúde mental

O ano começa com um chamado para a conscientização e promoção da saúde mental. A campanha Janeiro Branco, que chega a sua 11ª edição, traz em 2024 o tema: “Saúde Mental enquanto há tempo!”. Em Jundiaí, a população tem atendimento integral a partir da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Atenção Básica.


O atendimento nos serviços da RAPS ocorre por livre demanda, sem a necessidade de encaminhamento ou agendamento. A pessoa, ao perceber alguma dificuldade que gere uma necessidade de avaliação, pode procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde (UBS), Nova UBS ou Clínica da Família mais próxima de sua residência ou os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). CONFIRA OS ENDEREÇOS 

 

Jundiaí também oferta cuidados a partir das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecidas nos serviços da Atenção Básica. “Além das ações tradicionalmente realizadas que vão do acolhimento ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico, aos grupos Terapêuticos, oficinas, entre outros, a rede municipal de saúde oferta atividades como artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, que representam importantes ferramentas de promoção de saúde mental. Para participar, basta o usuário verificar a programação junto à sua unidade referência”, acrescenta a psicóloga.



Ao longo do mês, as Unidades Básicas de Saúde e CAPS contarão com atividades alusivas ao tema, a fim de fortalecer a necessidade de autocuidado à população em geral. A programação pode ser conferida nos equipamentos.

Acesso Rápido