Jundiaí vence Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária

Publicada em 24/05/2023

Jundiaí vence Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária

O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN) foi o grande vencedor do 1º Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária, realizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM).

O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) jundiaiense ficou em primeiro lugar na categoria grande porte, com um total de 62 pontos, e saiu na frente de RPPS de cidades como de Recife (PE), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), entre outras.

O IPREJUN é o único Regime de Previdência Próprio brasileiro com nota máxima em dois parâmetros de governança: nota A no Índice de Situação Previdenciária (ISP), do Ministério da Previdência Social, e nível IV no Pró-Gestão. Além de analisar esses dois pontos, o prêmio também levou em conta a adesão ao Regime de Previdência Complementar realizada pela Prefeitura de Jundiaí, a adequação das alíquotas de contribuição dos servidores e aprovação da Reforma da Previdência.

A diretora administrativa do Instituto, Cláudia George Musseli, explica que o IPREJUN tem investido no aprimoramento da gestão. “Houve uma reestruturação interna e os servidores normatizaram as atividades dentro dos padrões de governança exigidos. Contamos com o apoio de conselheiros e da administração municipal. Dessa forma, conquistamos o reconhecimento do Pró Gestão IV, além da nota A no ISP. Chegamos ao resultado com boa gestão no Instituto e compromisso com o sistema previdenciário.”

Atualmente, o Instituto de Jundiaí tem R$ 2,3 bilhões em recursos e é o 15º Regime Próprio de Previdência Social do Brasil em recursos financeiros do Brasil, de acordo com o site Com Dinheiro. São mais de 3.200 segurados e 7.900 servidores ativos no município.

Mais – Segundo a ABIPEM, o objetivo do prêmio é fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da governança previdenciária.

A entrega das placas de premiação será realizada no 56º Congresso Nacional da ABIPEM, de 14 a 16 de junho, em Foz do Iguaçu. Na ocasião, também serão entregues o 4º Prêmio Destaque Brasil de Investimentos e o 5º Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária.