Publicada em 10/05/2023
Depois de 17 anos lecionando na EMEB Nassib Cury, a professora Encarnação Aparecida Fernandes Gimenes Andril, de 63 anos, se prepara para a despedida. Nesta terça-feira (9), ela deu entrada na aposentadoria no Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN) e deve concluir a missão à frente das salas de aula em julho.
Emocionada, ela falou da importância da escola ao longo da trajetória como professora. “A escola praticamente nasceu comigo lá. Quando cheguei no Nassib, a unidade tinha apenas dois anos. Na época, usávamos mimeógrafo”, recorda ela, que sempre deu aulas na mesma unidade durante os 17 anos de Prefeitura de Jundiaí.
Ela conta que fez muitas amizades. Além disso, acompanhou a rotina dos alunos. “Eu amo o que faço e sentirei muita saudade. Hoje em dia encontro os alunos para os quais dei aula na rua e eles me perguntam sobre a aposentadoria. Muitos já têm filhos e se lembram das lições aprendidas ao longo das minhas aulas.”
Sobre o fim do ciclo, ela conta que a decisão veio porque ela quer focar na saúde própria e também na do marido. “Quero aproveitar o tempo para me cuidar e cuidar dele também. Quero ler mais, ver filmes, visitar meus filhos. Com a correria do trabalho e cansaço, muitas vezes não sobra tempo.”
Ela lembra veio em 2022 consultar a possibilidade de aposentadoria. “Fizeram as contas e me contaram que eu já poderia me aposentar. No entanto, eu não estava preparada. Resolvi pensar bem, refletir. E hoje vim com a decisão tomada. Será um novo passo. Sempre trabalhei muito, mas chegou a hora de parar.”