IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Missão Cumprida: Maria das Graças deixará as salas de aula aos 74 anos

Publicada em 19/03/2024

Missão Cumprida: Maria das Graças deixará as salas de aula aos 74 anos

Depois de trilhar uma estrada na qual compartilhou e também recebeu muito conhecimento ao longo de mais de cinco décadas, a professora Maria das Graças Machado deixará as salas de aula em maio. O motivo? Aos 74 anos ela decidiu optar pela aposentadoria por idade, pouco tempo chegar aos 75 anos, idade na qual ocorreria a aposentadoria compulsória.

 

Atualmente, ela dá aulas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na EMEB Ivo de Bona. Começou a lecionar em 1969 e faz parte do quadro de servidores públicos da Prefeitura de Jundiaí desde 2005, na Escala Rotativa. Em 2010, entrou como efetiva. “Amo o que eu faço e agora resolvi parar agora por questões de saúde, pouco antes de completar os 75 anos. Mas pretendo dar aulas particulares para meus alunos, que já estão me pedindo.”

 

O amor pela profissão está em cada palavra de Maria das Graças. “Não estava nos planos parar, gosto do que faço. Tenho disposição para trabalhar. Fui deixando o tempo passar até não poder mais. Sentirei falta dos alunos, dos colegas, mas vou dar um jeitinho de matar a saudade.” 

 

Para ela, o que há de mais valioso na profissão é a troca de conhecimentos. “Poder passar o que eu sei para quem não e, em contrapartida, aprender é incrível. São vivências diferentes das minhas. É uma mistura boa, gratificante.”

 

Os planos pós aposentadoria são descansar, assistir filmes e passear muito. “Não ficarei em função do relógio. A vida será mais leve.”

Acesso Rápido