MISSÃO CUMPRIDA: Subinspetora Marisene se despede da GMJ após 30 anos de serviços

Publicada em 27/06/2022

Cercada de carinho na sede da Guarda Municipal de Jundiaí, a Subinspetora Marisene de Souza Santos se emociona ao lembrar que sua aposentadoria chegou e ela estará deixando neste 1º de julho a instituição, à qual serviu durante 30 anos completos, quase 31, além de seis anos de atuação anterior em empresas privadas.

“Estou tranquila, principalmente do ponto de vista emocional, mas o clima gera uma ansiedade positiva e de celebração”, afirma, cercada pelas homenagens dos colegas, entre eles o Comandante Moreno, mostrando orgulhosa no corredor da sede da GMJ a galeria criada em 2014 com os guardas municipais que se aposentaram durante a ativa na corporação, já aguardando sua foto junto às demais.

Marisene ingressou na GMJ em agosto de 1991, na primeira turma da guarda feminina, sendo uma das pioneiras. Passou por vários setores e nos últimos 12 anos atuou no setor administrativo, de finanças e compras, tendo sido promovida a subinspetora em setembro de 2019.

“Ao retornar à área administrativa, assumi a função de inserir todas as compras da unidade, junto com minha equipe, com os encaminhamentos e procedimentos necessários. Adquiri muitos conhecimentos, com uma visão global”, relata, destacando que a trajetória na Ronda Escolar foi a atividade que mais a encantou e deixará saudades. Ainda em 2019, durante três meses, ela chegou a voltar para a Ronda. Foram, portanto, duas vezes, primeiro como Guarda Municipal e depois como responsável pela equipe.

Graduada em Pedagogia, provavelmente está aí a razão que a faz destacar o quão gratificante foi atuar junto a estudantes. “Uma administração que foca na prevenção sempre tem muito a ganhar. É assim que avalio a importância das rondas escolares”, revela com ar de satisfação.

Ponto de equilíbrio

Questionada sobre a possibilidade de trabalhar como pedagoga, um brilho nos olhos faz Marisene pensar na ideia e traçar planos a curto prazo para o futuro, possivelmente na área de administração escolar. “Planejo neste primeiro momento dar mais atenção e cuidados aos meus pais, que moram comigo. Sei que não ficarei ociosa e ocuparei meu tempo com atividades que me façam aprender mais, como a leitura, por exemplo”.

Com a sensação de MISSÃO CUMPRIDA, a subinspetora ressalta o ponto de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. “Foi uma honra trabalhar numa instituição com tanta credibilidade e, dessa maneira, sempre busquei equilibrar todos os pontos importantes da vida, dando atenção à família e à vida social também, o que é essencial para a saúde física e mental”, comenta, sinalizando que para chegar até aqui seu lema sempre foi “dar o melhor, independentemente de onde estiver, fazendo o que é certo”.