Palestra com segunda turma na Guarda Municipal levanta assuntos de interesse, com esclarecimento de dúvidas

Publicada em 01/08/2022

As diretoras do IPREJUN, Claudia e Anita, explicaram pontos importantes que constam na Cartilha de Benefícios

A diretoria do IPREJUN realizou na manhã desta segunda-feira, 1º de agosto, a segunda palestra programada na sede da Guarda Municipal de Jundiaí, com os servidores que não participaram do primeiro evento, realizado há um mês. Dúvidas pontuais foram esclarecidas entre os participantes, que conheceram mais detalhes sobre as novas regras da Previdência.

O conteúdo da Cartilha de Benefícios, disponibilizada no site do Instituto, é a base para as palestras que nos últimos meses estão sendo realizadas nos órgãos públicos e autarquias. O objetivo é levar aos servidores informações atualizadas sobre a legislação e as adequações mais recentes.

“Além de recebermos os servidores em nossa sede, no IPREJUN, programamos palestras nos postos de trabalho para conversar e esclarecer as principais mudanças trazidas com a reforma da Previdência. Tanto durante a palestra quanto depois, ao final, os participantes apresentam os seus questionamentos, o que é muito positivo”, comentou a diretora do Departamento de Benefícios, Anita Carolina Lunardi Petrin.

A palestra foi realizada em conjunto com a diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Claudia George Musseli Cezar. O IPREJUN traz na Cartilha, apresentada os servidores, todo o conhecimento sobre os seus direitos previdenciários.

Um dos pontos altos da palestra foi a explicação sobre termos como paridade e integralidade, relacionados às mudanças com a última Reforma. O aposentado com paridade tem o mesmo reajuste nos proventos, na mesma data e com o mesmo índice dos servidores ativos. Já a integralidade é quando, ao se aposentar, o servidor recebe a totalidade da remuneração no cargo efetivo em que se der a aposentadoria.

“É preciso se atentar à idade, pois não basta cumprir o período adicional. É necessário também completar a idade, sendo 57 anos para a mulher e 60 anos para o homem”, destacou Claudia. A expectativa, complementou Anita, é que as idades sejam equiparadas num futuro não tão distante, como já se observa em outros países.

Vale destacar também, neste contexto, que o objetivo das novas regras da Previdência Social é a adequação ao novo perfil da população, com o intuito de garantir o equilíbrio das contas do sistema previdenciário, assegurando o pagamento das aposentadorias e pensões.

“Uma novidade em vias de finalização é a Previdência Complementar, que está na reta final para contratação e será gerida por uma instituição financeira”, anunciou a diretora.

Aprofundamento nos temas

“Eu tinha dúvidas principalmente em relação à idade e ao tempo de contribuição, além do cálculo para a média do valor da aposentadoria. Com a palestra foi possível conhecer um pouco mais sobre o tema, ouvindo e entendendo também as dúvidas de outros colegas”, disse Letícia Carolina Cardoso Lacerda Petrachin, Guarda Municipal desde 2012.

Para Sérgio Luiz Pinto dos Santos, servidor há 11 anos, a palestra foi esclarecedora, principalmente por levantar assuntos que precisam de uma explicação técnica. “Foi interessante conhecer mais detalhes sobre as regras da Previdência, dentro das minhas expectativas, pois eu vinha acompanhando o assunto superficialmente”.

Sílvio Francisco Santos, na Guarda Municipal há 14 anos, agora já sabe com que idade vai se aposentar. “Percebi que eu tinha um conhecimento equivocado, daí a importância de participar e ter acesso às informações, com aprofundamento no assunto que é de interesse de todos nós”, salientou.

Mais – Para ter acesso ao conteúdo completo da Cartilha de Benefícios, que está disponível no site do IPREJUN, é só clicar e baixar: