IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Palestra esclarece pontos relevantes da Cartilha de Benefícios

Publicada em 02/06/2022

Palestra esclarece pontos relevantes da Cartilha de Benefícios

Servidores da Fumas, da Unidade de Gestão de Cultura e da UGADS (Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social) participaram na manhã de quinta-feira, dia 2 de junho, de uma palestra sobre as novas regras da Previdência, em vigor desde janeiro deste ano, na Sala Jundiaí, localizada no Complexo Fepasa. Foram abordados temas de interesse sobre o regime, leis e normas vigentes, com uma apresentação detalhada da Cartilha de Benefícios do IPREJUN.

 

A diretora de Benefícios do IPREJUN, Anita Carolina Lunardi Petrin, relembrou aos participantes o conceito do regime próprio de Previdência, que atende a servidores efetivos de Jundiaí, descrevendo tópicos da Cartilha. Foram contextualizados temas como os tipos de aposentadorias e critérios para cada uma delas, regras de transição, pedágio, pensões, abono de permanência, atuária e paridade, entre outros.

 

“Em cada oportunidade de expor aos servidores a trajetória vivenciada na Previdência nestes últimos anos, percebemos o quanto esses temas interessam e despertam a atenção”, comentou Anita, que no decorrer da palestra, além de explicar o significado dos principais termos, exemplificou as situações referentes ao tempo de contribuição, idades e benefícios previstos na legislação.

 

Informações compartilhadas

Entre as diversas abordagens na palestra teve destaque a definição das duas regras de transição, pontos e pedágio, da aposentadoria voluntária para os servidores que já estavam no exercício do cargo efetivo até 1 de janeiro de 2022. “A partir de 01 de janeiro de 2023, a pontuação será acrescida de 1 ponto a cada ano até atingir 100 pontos para as mulheres e 105 pontos para os homens”, lembrou a diretora de Planejamento, Gestão e Finanças do IPREJUN, Cláudia George Musseli Cezar, exemplificando os cálculos e médias estabelecidas para as contribuições.

 

“Eu tinha diversas dúvidas, uma delas em relação às pensões. E essa interação com perguntas no final da palestra nos ajudou a entender ainda mais o sistema. Os esclarecimentos me ajudaram a compreender melhor a legislação”, destacou Ana Paula Marin de Castro, servidora há 25 anos.

 

Rubens Mussatto Júnior, servidor da Fumas há 23 anos, reforçou que a palestra é uma iniciativa de compartilhamento de informações. “O conceito geral sobre as regras de transição foi significativo e muito válido não apenas para mim, como para os demais colegas presentes”.  

 

Entenda a Reforma

A Reforma da Previdência trouxe várias regras de aposentadorias do Regime Geral de Previdência (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).  Em Jundiaí, a Lei Complementar nº 611, de 8 de dezembro de 2021, entrou em vigor em 1 de janeiro de 2022 e implantou a Reforma da Previdência para os servidores públicos do Município. As mudanças tiveram como objetivo adequar a Previdência Social ao novo perfil da população brasileira, garantindo o equilíbrio das contas do sistema, além de assegurar o pagamento das aposentadorias e pensões.

 

Mais - O conteúdo da cartilha está disponível no site do IPREJUN. Clique e baixe:

http://iprejun.sp.gov.br/N/arquivos/cartilha_beneficios/Cartilha_IPREJUN_2022_web.pdf 

 

 

Acesso Rápido