IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Política de Investimentos 2023 traz as diretrizes na gestão de recursos para o equilíbrio financeiro

Publicada em 26/10/2022

Política de Investimentos 2023 traz as diretrizes na gestão de recursos para o equilíbrio financeiro

Também conhecida como Plano Anual de Investimentos, a Política é um documento e um importante instrumento de planejamento

Em fase de aprovação, a Política de Investimentos 2023 do IPREJUN está na pauta da próxima reunião ordinária do Conselho Deliberativo, que é realizada sempre na última quinta-feira do mês. Essa política estabelece as diretrizes e os princípios a serem seguidos na gestão dos recursos correspondentes às reservas técnicas, fundos e provisões, sob a administração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), buscando atingir e preservar o equilíbrio financeiro e atuarial.

 

Também conhecida como Plano Anual de Investimentos, segue a obrigatoriedade da elaboração de um documento anual e se constitui em importante instrumento de planejamento, por definir o índice referencial de rentabilidade a ser referenciado pelos gestores no exercício seguinte. Estabelece metas que permitem monitorar ao longo do ano, por meio de relatórios de acompanhamento, os resultados que são alcançados durante a sua execução.

 

Segundo o diretor do Departamento de Administração Financeira do IPREJUN, Marcelo Vizioli Rosa, a Política de Investimentos do RPPS tem como prioridade estabelecer as diretrizes das aplicações dos recursos garantidores dos pagamentos dos segurados e beneficiários, visando atingir a meta atuarial definida para garantir a manutenção do seu equilíbrio econômico, financeiro e atuarial, com princípios da boa governança, segurança, rentabilidade, liquidez e transparência.

 

“É preciso adequá-la à atual conjuntura econômica do país, o que requer uma constante análise para obtermos melhores resultados, levando em consideração as perspectivas do mercado financeiro. Com isso, definimos as diretrizes que orientam a gestão do fundo para o próximo ano, conforme os cenários que pautam as projeções financeiras, tendo em vista as estratégias e os limites de enquadramento para aplicação, por segmento e modalidade”, explica o diretor.

 

Todo fundo de investimento tem um objetivo e uma carteira de ativos para atingi-lo, o que define, portanto, a Política de Investimentos. É essa premissa que norteia o investidor, com uma ampla base de informações para avaliar se deseja investir em um fundo de investimentos.

 

Gestão e proteção do patrimônio

 

A gestão de investimentos inclui, por sua vez, critérios de credenciamento para a escolha das instituições financeiras e dos produtos financeiros onde os recursos do RPPS são aplicados. Marcelo destaca também que a elaboração da Política de Investimentos representa uma formalidade legal que fundamenta e norteia todo o processo de tomada de decisões, relativo aos investimentos do RPPS, como instrumento necessário para garantir a consistência da gestão dos recursos em busca do equilíbrio econômico-financeiro.

 

“É a busca pela eficiência, ao conduzirmos as operações relacionadas às aplicações dos recursos, para alocar investimentos em instituições que tenham solidez patrimonial e experiência positiva na administração de grandes volumes de recursos, considerando ativos com adequada relação risco versus retorno”, analisa Marcelo.

 

Para essa dinâmica existe o Comitê de Investimentos, órgão colegiado responsável pelos atos de gestão de investimentos, com a finalidade de proteger os interesses da Administração Municipal, dos contribuintes, dependentes, segurados e pensionistas do IPREJUN. Tem o papel de propor, modificar e recomendar as melhores alternativas nas diversas opções investimentos financeiros entre as existentes, para atingir as metas instituídas na Política de Investimentos, zelando sempre pela proteção do patrimônio do IPREJUN.

Acesso Rápido