Projeto Vovô Bem-Vindo leva idosos a pontos turísticos de Jundiaí de graça

Publicada em 23/04/2024

Projeto Vovô Bem-Vindo leva idosos a pontos turísticos de Jundiaí de graça

A Prefeitura de Jundiaí lançou um programa de turismo exclusivo para idosos: o Projeto Vovô Bem-Vindo. Grupos de pessoas com mais de 60 anos contarão com passeios gratuitos em diversos espaços públicos e estabelecimentos turísticos da cidade. Nos encontros, será fornecido o transporte em ônibus tipo executivo ida e volta, além de monitoria.

“Pelas características do Turismo no município de Jundiaí, cujos segmentos de maior referência são o turismo rural, enoturismo e turismo cultural, os idosos sempre foram grupo de grande interesse. Por isso, criamos esse programa, como forma de fortalecer as políticas públicas para o idoso e proporcionar ainda mais qualidade de vida a eles”, disse o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

O primeiro passeio foi realizado com um grupo de idosos que participam de programas da Prefeitura. Eles visitaram o Espaço Expressa e, posteriormente, a Adega do Português, com degustação. O próximo será dia 26/04 (sexta-feira), com visita ao Kiosque Roseira e Vinícola Oliveira. Os passeios saem do Paço Municipal, são realizados por meio de agendamento e a inscrição só será confirmada ao final do processo. Clique aqui e inscreva-se.

O programa tem como objetivo fomentar a prática de turismo por idosos do município de Jundiaí, dentro do conceito de staycation, fenômeno cujo nome nasce da junção das palavras em inglês: stay (ficar) e vacation (férias), e que tem sido considerado uma nova modalidade de turismo, em que o turista, em seu período de férias ou tempo livre, aproveita para conhecer e vivenciar as experiências das opções e atrativos turísticos de sua própria região.

“Além de atrair turistas idosos para conhecerem a cidade, o Projeto irá preparar os atrativos públicos e privados para melhor atender o público idoso, fazendo com que as pessoas sintam-se acolhidas e bem recebidas”, detalha o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

Mais - Dados divulgados no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, disponibilizado pelo Instituto de Longevidade, colocaram Jundiaí como a 7ª melhor cidade do Brasil para envelhecer, com bom desempenho em economia, educação, trabalho e bem-estar. A cidade subiu da 16ª colocação em 2022 para a 7ª em 2023. “O financiamento dos passeios para o Vovô Bem-Vindo se deu pelo COMDIPI, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O apoio financeiro foi fator decisivo para a execução. Além de todos os programas voltados para os idosos, também temos a Assessoria de Políticas para o Idoso, que é um órgão que promove a garantia do protagonismo e participação social do idoso diretamente nas políticas públicas”, disse a Assessora de Políticas para o Idoso, Alessandra Citelli.

Empreendimentos turísticos de Jundiaí que desejam receber grupos do Projeto Vovô Bem-Vindo também podem se inscrever no site do Turismo Jundiaí.

A Prefeitura de Jundiaí lançou um programa de turismo exclusivo para idosos: o Projeto Vovô Bem-Vindo. Grupos de pessoas com mais de 60 anos contarão com passeios gratuitos em diversos espaços públicos e estabelecimentos turísticos da cidade. Nos encontros, será fornecido o transporte em ônibus tipo executivo ida e volta, além de monitoria.