IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Quando começar o planejamento da aposentadoria? Saber poupar, desde sempre, é o ponto de partida

Publicada em 14/07/2022

Quando começar o planejamento da aposentadoria? Saber poupar, desde sempre, é o ponto de partida

Mantenha sua meta de economizar, estabelecendo limites e evitando compras supérfluas, por impulso

O planejamento financeiro pré-aposentadoria pode parecer uma utopia, diante de um cenário econômico de oscilações, mas não é tão complicado quanto pode parecer. Tudo na vida precisa de planejamento, a começar pelas tarefas diárias, seja em casa ou no trabalho. Para quem tem o hábito de controlar entradas e saídas, calculando a diferença entre o que se ganha e o que se gasta, o saldo no fim do mês tende a ser positivo.

 

Planeje como poupar e ter investimentos que complementem a renda para você ter o estilo de vida que deseja. Para isso, não hesite em adotar recursos que facilitem seu dia, deixando a vida mais organizada, sem privações, mas com bom sendo.

 

Planejar a aposentadoria é uma iniciativa mais do que fundamental para quem quer garantir uma vida sem sustos nem dores de cabeça, quando parar de trabalhar. É naqueles momentos em que surgem novas oportunidades na carreira ou de empreendimentos e projetos pessoais que esse estudo financeiro precisa ser ativado, num exercício diário.

 

O que saber para planejar, sem tropeços?

 

De nada adianta ter a intenção de economizar se você não se prepara para isso. Para fazer com que esse sonho não fique apenas no imaginário, é preciso antes controlar seu cotidiano financeiro em todos os detalhes.

 

Quando se autoquestionar sobre o que é preciso saber para planejar a aposentadoria, incialmente coloque em ordem seu orçamento e faça uma análise das prioridades, com metas claras de economia a cada mês e disciplina para seguir os planos.

 

Educação financeira

 

Abrir o próprio negócio, viver no campo, viajar o mundo, velejar, curtir os netos. Seja qual for o objetivo, qualquer escolha irá exigir de você um planejamento financeiro mínimo até a desejada aposentadoria.

 

É importante reciclar sempre os seus conhecimentos de Educação Financeira, respeitando as diferentes etapas da vida e o impacto de cada uma delas em seu orçamento. Por volta dos 60 anos, acabam pesando mais os gastos com saúde, visando garantir qualidade de vida no presente e no futuro. Considere também despesas com benefícios que não são mais oferecidos pela empresa onde você trabalhou.

 

Os dois lados da moeda

 

Na aposentadoria algumas despesas caem e assim aliviam o orçamento do mês, como os gastos com filhos, agora crescidos. Além disso, depois dos 60 anos há diversas leis que permitem gratuidade nos transportes, pagamento de meia-entrada em cinemas, teatros, shows etc.

 

O planejamento financeiro para a aposentadoria se refere a um objetivo de longo prazo, o que requer disciplina e acompanhamento constante, para possíveis ajustes ao longo do caminho.

 

Receitas definem poder de consumo

 

São as suas receitas que definem o seu poder de consumo. Entram aqui o seu salário, comissões, rendimento com aplicações financeiras, pagamento recebido de aluguel etc.

 

Lembre-se de considerar sempre o seu salário líquido, obtido depois dos descontos. Só coloque na sua lista de receitas os valores que você de fato receber.

 

Estabeleça limites

 

Por mais disciplinado que você seja, é provável que um fator esteja passando despercebido pelo seu controle: os gastos invisíveis. Eles costumam ser vilões de muitos orçamentos. Mas quem são eles?

 

O cafezinho no início do dia, o chocolate depois do almoço, a cerveja depois do trabalho. Hábitos simples, despesas pequenas, mas que geram impacto no final do mês, se não forem computadas junto com seu planejamento financeiro.

 


É claro que todos merecemos qualidade de vida e eliminar gastos invisíveis por completo não é o caminho. O importante é definir um teto e respeitá-lo. Em algum momento, será preciso fazer escolhas, mas isso não implica em abrir mão dos pequenos prazeres.

 

Financiamentos e empréstimos

 

Evite ao máximo fazer financiamentos e tomar empréstimos. Em vez disso, para fazer compras maiores, encontre um meio que se adeque ao seu perfil para economizar e juntar o valor. Por meio de compras à vista, é mais fácil negociar valores e obter descontos. E, dessa forma, você ainda não perde dinheiro com juros.

 

Inclua todos os seus gastos em uma planilha orçamentária e se policie para que suas metas sejam cumpridas. Evite que os gastos inesperados e compras supérfluas interfiram no seu hábito de economizar. Ao contrário, você deve organizar seu orçamento justamente para viabilizar mensalmente seus investimentos e aplicações. Assim vai alcançar seu objetivo e ainda incentivar familiares a fazerem o mesmo.

 

Fonte de consulta: https://www.financaspraticas.com.br

 

 

 

Acesso Rápido