Sem pressa para o futuro, Rosangela celebra a aposentadoria motivada para a nova fase da vida

Publicada em 30/11/2022

A chegada da aposentadoria é sempre cercada de expectativas e emoções. O filme da própria vida vem à cabeça com aquela sensação de “MISSÃO CUMPRIDA”, num mix de celebração, gratidão e nostalgia. Mais que o tempo de contribuição e a idade, os requisitos necessários são marcos de uma vida inteira dedicada ao trabalho, quando no caminho se encontram amizades, conhecimentos e experiências, com obstáculos superados. É nesse contexto que a assistente de administração Rosangela Rodrigues fecha um ciclo com a tranquilidade de quem soube esperar o momento certo. Despedida? Nada disso, é somente um recomeço, uma nova trajetória que antes de mais nada é consequência de tudo que ela construiu até aqui.

Há 26 anos Rosangela ingressou como servidora municipal, sempre na mesma função, na atual Unidade de Gestão em Promoção de Saúde (UGPS), cuidando da rotina administrativa e de recursos humanos do setor. Hoje com 61 anos, ela vinha desde os 55 planejando a aposentadoria. Alterações na legislação e a pandemia de Covid-19 trouxeram, assim como para tantas outras pessoas, um cenário de incertezas que adiou seus planos. “Resolvi esperar, buscando todas as informações e orientações previdenciárias, planejando a aposentadoria também emocionalmente”, comenta.

Tecnóloga em Gestão de Pessoas, Rosangela formou-se quando já atuava na área. Ela ressalta o quanto a evolução tecnológica contribuiu para o seu crescimento profissional e pessoal. “Acompanhei e participei de toda a evolução do setor onde atuo, o que para mim é muito gratificante. Isso me trouxe um amplo conhecimento. As novas gerações sempre demonstraram confiança, me procurando para informar, auxiliar e esclarecer dúvidas. Tenho a consciência de como é importante dar espaço aos novos profissionais que chegam no mercado de trabalho. Quero deixar saudades e não alívio para quem fica. Essa é a minha filosofia”.

Pausa até estabelecer uma nova rotina

Com relação ao que pretende fazer daqui para frente, Rosangela diz que no momento não quer estabelecer um plano, apenas fazer uma pausa e deixar a vida fluir, sem pressa de ser feliz. “Sei que inicialmente vai parecer férias, depois vou sentir falta e precisarei estabelecer uma nova rotina. Agora não há planos definidos, simplesmente quero me aposentar, ficar livre, leve e solta, curtindo a tranquilidade, incluindo viagens e passeios”, celebra.

A servidora lembra que já se dedicou, por exemplo, a fazer bijuterias. “Voltar é uma ideia, pois gosto muito. E já me inscrevi no curso de línguas para me aperfeiçoar no idioma inglês. Quero aprender também espanhol. Recentemente fui para a Argentina e senti a importância de dominar outros idiomas”, afirma, valorizando a atualização constante.

Nascida em Jundiaí, na lendária Fazenda Ermida, quando ingressou na Prefeitura sua filha ainda era bebê. Viúva há um ano, além de dois filhos, tem também um casal de netos. Seu legado é pautado em conquistas e desafios permanentes. “Se fosse escrever tudo que passou, daria para fazer uma trilogia. São flashes de tempos atrás que nos fazem perceber como é bom ter participado e vivenciado tudo isso. Me sinto com o dever cumprido. Aprendi muito, ensinei tudo aquilo que aprendi e ainda ensino. Nada é perfeito. Se valeu a pena? Valeu muito!