Servidores da Guarda Municipal de Jundiaí participam de palestra com a equipe IPREJUN

Publicada em 01/07/2022

O IPREJUN apresentou aos Guardas Municipais, na manhã dessa sexta-feira (1º de julho), na sede da GMJ, temas relevantes e pontuais sobre as novas regras da Previdência. Na palestra foi possível debater, esclarecer dúvidas e também conhecer o conteúdo da Cartilha de Benefícios, disponibilizada no site do Instituto.

“Com as palestras realizadas nos locais de trabalho dos servidores conseguimos interagir, analisar e explicar as mudanças trazidas pela Reforma, com questões que interessam a todos, mesmo que a aposentadoria ainda esteja distante”, destacou a diretora de benefícios, Anita Carolina Lunardi Petrin, que fez a apresentação juntamente com a diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Claudia George Musseli Cezar.

As diretoras reforçaram que foram alteradas várias regras de aposentadorias do Regime Geral de Previdência (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Essas alterações seguem a Emenda 103, de novembro de 2019, promulgada pelo Congresso Nacional.

“Nossa Cartilha traz as principais informações sobre a legislação, com textos que permitem entender como funcionam os tipos de aposentadorias e critérios para cada uma delas, como as regras de transição, pensões, abono de permanência, paridade e o cálculo da média salarial, por exemplo”, pontuou Claudia.

A Reforma veio para adequar a Previdência Social ao novo perfil da população, com o intuito de garantir o equilíbrio das contas do sistema e assegurar o pagamento das aposentadorias e pensões. Em Jundiaí, a Lei Complementar nº 611, de 8 de dezembro de 2021, entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022 e implantou a Reforma da Previdência para os servidores públicos do Município.

Conhecimentos ampliados

“Foi um encontro interessante e esclarecedor. É muito bom podermos contar com a Cartilha para tirar as dúvidas e compreender melhor a legislação. O efetivo se renova com frequência, daí a necessidade de atualização das informações, pois as dúvidas sempre vão surgindo”, comentou o inspetor Denis Fernando Berni, que está há 20 anos na GMJ.

Para a GM Valéria Lorenti, com 31 anos de serviços, a participação na palestra favoreceu a ampliação dos conhecimentos para todos, inclusive quem está ingressando. “É uma oportunidade valiosa de sabermos como acessar e também conhecer melhor o trabalho realizado pelo IPREJUN”, salientou.

Mais - O conteúdo da Cartilha está disponível no site do IPREJUN. Clique e baixe: http://iprejun.sp.gov.br/N/arquivos/cartilha_beneficios/Cartilha_IPREJUN_2022_web.pdf