Publicada em 18/04/2023
Para atender ao Manual da Certificação Profissional da Secretaria de Previdência, os dirigentes do IPREJUN, membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, membros do Comitê de Investimento e os servidores do Instituto de Previdência de Jundiaí passarão por provas de certificação.
A meta é que todos estejam certificados até o final de 2023, cumprindo o planejamento estratégico do Instituto. Atualmente, dos 40 conselheiros do Instituto, 17 já são certificados. Além disso, toda a diretoria do Instituto e membros do Comitê de Investimentos contam com certificação.
As provas passam pelos níveis básico, intermediário e avançado. “As certificações são importantes, pois demonstram que o profissional possui qualificação pessoal e técnica necessária para o exercício da função no Regime Próprio de Previdência Social”, explica a diretora administrativa do IPREJUN, Cláudia Musselli. Segundo ela, além da prova, em alguns casos, também há a certificação por títulos, que demonstram experiência, graduação e outros atributos.
Atualmente, os servidores são orientados a prestar a prova de dirigentes, em qualquer nível. Para os servidores que atuam na área de investimentos, podem também optar pela prova dos membros do comitê de investimentos.
Para capacitá-los, o IPREJUN assinou um pacote de cursos online da empresa ABCPREV. Todos contam com link para acesso ao conteúdo.
Mais - O Ministério do Trabalho e da Previdência publicou a versão 1.2 do Manual em 1º de dezembro de 2022. A consulta pode ser feita no link: https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/rpps/investimentos-do-rpps/MANUALDACERTIFICAOPROFISSIONALVERSO1.2.pdf