Tira-Dúvidas sobre a Previdência Municipal atende segunda turma sobre CTC e abono de permanência

Publicada em 04/10/2023

Certidão de Tempo de Contribuição e Abono de Permanência foram temas de mais uma edição do Tira-Dúvidas sobre a Previdência Municipal, realizado nesta quarta-feira (4) pelo Instituto de Previdência de Jundiaí (IPREJUN), em parceria com a Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP).

Os servidores públicos ativos de Jundiaí puderam tirar as dúvidas sobre os temas com a diretora de planejamento e gestão, Cláudia George Musseli, e a procuradora jurídica Samara Luna, ambas do IPREJUN.

O convite para a reunião online foi realizado via e-mail.

Claudia explicou que o abono de permanência é uma vantagem concedida ao servidor ativo que atende a todos os requisitos para a aposentadoria e decide seguir trabalhando. “Em muitos casos, a pessoa prefere aguardar férias prêmio ou alguma outra vantagem. Então, é possível solicitar o abono.”

Dessa forma, os 14% pagos pelo servidor ao IPREJUN são reembolsados pelo ente ao longo do período do abono.

Para pedir o abono, o servidor deve entrar em contato com UGAGP por meio do e-mail atendeservidor@jundiai.sp.gov.br. É importante estar com a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) em mãos no momento do pedido.

A CTC deve ser solicitada com antecedência ao INSS, Estado ou município pelo qual o servidor para o qual o servidor contribuiu por algum período.

Para saber se já cumpre todos os requisitos, é possível consultar a cartilha de benefícios. Além disso, a equipe do IPREJUN está à disposição para consultas.

“A ideia dessas reuniões é dar conceitos gerais e tirar as dúvidas dos servidores que estão prestes a se aposentar. São encontros curtos, objetivos. Faremos outros com novos temas. Agradecemos a adesão e participação, comentou Cláudia.

Mais – Os servidores que têm dúvidas sobre aposentadoria podem enviar e-mail para iprejun@iprejun.sp.gov.br, ligar para (11) 3109-0566 ou mandar mensagem para (11)4589-8987 (WhatsApp).