Excelência na gestão previdenciária rende a Jundiaí nota máxima em parâmetros de governança

Publicada em 08/03/2023

O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (SP), o IPREJUN, é o único Regime de Previdência Próprio (RPPS) brasileiro com nota máxima em dois parâmetros de governança: o Índice de Situação Previdenciária (ISP), do Ministério da Previdência Social, com nota A; e o Pró-Gestão, nível IV.

O resultado no ISP levou em conta dados de municípios de grande porte e veio após a análise de indicadores de regularidade, envio de informações, modernização da gestão, suficiência financeira, acumulação de recursos e cobertura de compromissos previdenciários.

De 81 RPPSs de grande porte analisados, acompanham o IPREJUN com a mesma nota apenas outros três:  Barueri (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Recife (PE), porém, nenhum deles conta com o Pró-Gestão IV. “Os indicadores medem o índice de governança dentro do sistema de Regimes Próprios e compara as posições entre cidades e Estados do mesmo porte. Cumprimos os requisitos do ISP unindo a boa gestão no Instituto ao compromisso da administração municipal com o sistema previdenciário”, explica o diretor-presidente do IPREJUN, João Figueiredo.

A diretora administrativa do Instituto, Cláudia George Musseli, lembra que o IPREJUN tem investido nos últimos anos no aprimoramento da gestão. Além disso, promoveu recentemente a Reforma da Previdência, fator importante para a pontuação no ISP.

Segundo o relatório, Regimes Próprios de Previdência Social devem ser organizados para cumprir os princípios do caráter contributivo e do equilíbrio financeiro e atuarial, além de normas gerais aplicáveis a esses regimes. O Ministério da Previdência Social orienta, fiscaliza, supervisiona e acompanha os RPPS.

De acordo com o IBGE, o país está divido em 5.570 municípios (incluindo Brasília e Fernando de Noronha) e 38% deles possuem RPPS dando cobertura previdenciária a seus servidores públicos titulares de cargos efetivos.

Pró-Gestão - O IPREJUN também está entre os melhores institutos brasileiros quando o assunto é certificação. O órgão conta com o nível IV no Pró-Gestão, que avalia 24 requisitos, como processos, manualização, treinamentos e capacitações, avaliação de competências de conselheiros e diretoria. No Brasil, apenas os RPPS da cidade de Manaus e do Estado de Rondônia têm o mesmo certificado. “Houve uma reestruturação interna e os servidores normatizaram as atividades dentro dos padrões de governança exigidos. Contamos com o apoio de conselheiros e da administração municipal e o processo ocorreu sem onerar os cofres públicos.”

Atualmente, o Instituto de Jundiaí tem R$ 2,3 bilhões em recursos e é o 15º Regime Próprio de Previdência Social do Brasil em recursos financeiros do Brasil, de acordo com o site Com Dinheiro. São 3.200 segurados e 7.900 servidores ativos no município.