IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Servidores da Educação recebem IPREJUN para palestra sobre a Previdência

Publicada em 16/05/2022

 Servidores da Educação recebem IPREJUN para palestra sobre a Previdência

Servidores públicos da Educação participaram nesta segunda-feira (16) da palestra do IPREJUN sobre as novas regras da Previdência, em vigor desde janeiro de 2022. Dois encontros foram realizados no auditório Elis Regina, no Complexo Argos.

 

O público conferiu o conteúdo cartilha produzida pela equipe técnica do Instituto. A apresentação foi realizada pelas diretoras Anita Carolina Lunardi Petrin (Benefícios) e Cláudia George Musseli Cezar (Planejamento, Gestão e Finanças).

 

Quem compareceu aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas. “Elas trouxeram informações necessárias e esclarecedoras”, destacou a educadora infantil, Rosângela Vicenzi de Souza Prado.  Assim como ela, a também educadora Ana Maria de Jesus também aprovou. “Foi tudo de bom, consegui eliminar as questões que tinha sobre a aposentadoria.”

 

E esclarecer as principais questões dos servidores é justamente o intuito dessas palestras, que já foram realizadas para a DAE, Câmara Municipal, servidores no Paço Municipal e professores da rede. “É a chance de expor aos servidores todos os porquês de essa Reforma ter sido realizada”, comentou a diretora Anita.

 

Ao longo da conversa, as diretoras mostraram que as alterações realizadas na lei municipal ocorreram seguindo a Emenda 103, de novembro de 2019, promulgada pelo Congresso Nacional. A Reforma da Previdência alterou várias regras de aposentadorias do Regime Geral de Previdência (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).  Em Jundiaí, a Lei Complementar nº 611, de 8 de dezembro de 2021, entrou em vigor em 01 de janeiro de 2022 e implantou a Reforma da Previdência para os servidores públicos do município.

 

Temas como os tipos de aposentadora e critérios para cada uma delas, regras de transição, pensões, abono de permanência e Regime de Previdência Complementar foram abordados.  

 

Outro ponto esclarecido foi relacionado ao déficit do Instituto. “A longo prazo, as reservas matemáticas necessárias para pagamento de benefícios seriam aproximadamente R$ 5 bilhões. Esse desequilíbrio representa o déficit atuarial”, comentou Cláudia. Segundo ela, atualmente o IPREJUN tem cerca de R$ 2,2 bilhões aplicados, além de parcelamentos, ativos que garantem as aposentadorias.

 

Vale destacar que a Reforma veio para adequar a Previdência Social ao novo perfil da população brasileira, garantindo o equilíbrio das contas do sistema e assegurando o pagamento das aposentadorias e pensões.

 

Mais - O conteúdo da cartilha está disponível no site do IPREJUN. Clique e baixe: http://iprejun.sp.gov.br/N/arquivos/cartilha_beneficios/Cartilha_IPREJUN_2022_web.pdf  

 

Acesso Rápido