10 ANOS? NEM VI PASSAR - Do colégio à aposentadoria, Edison e Jaciara colhem os frutos do trabalho e da maturidade

Publicada em 12/01/2023

Para estrear nossa nova série de reportagens ‘10 anos? nem vi passar’, o convidado é o engenheiro Edison Grassi, que relembra o antes e o depois da aposentadoria, ao lado da esposa Jaciara Mussolini. O casal recebeu nossa reportagem em sua casa. Ambos aposentados, ele a completar uma década neste ano e ela há treze anos, residem com a filha e duas dóceis cachorrinhas num tranquilo bairro de Jundiaí.

A história de companheirismo do casal jundiaiense está fortemente ligada ao trabalho na Prefeitura de Jundiaí, onde os colegas se reencontraram depois de muitos anos, lembrando que estudaram juntos na juventude, num dos colégios mais tradicionais da cidade e concorrido na formação de profissionais de nível técnico, na área de Edificações. Nem imaginavam naquela época que iriam se encontrar lá na frente, no mesmo local de trabalho.

Edison foi engenheiro na Prefeitura durante aproximadamente 35 anos, acompanhando de perto grandes obras realizadas. A esposa Jaciara trabalhou antes na capital paulista e nem imaginava que o reencontro com o antigo colega reservava surpresas. Ambos separados do primeiro casamento e cada um com dois filhos e atualmente três netos, ele com duas filhas e ela com um casal de filhos, aos poucos foram se aproximando até consolidarem a união, há 28 anos.

Muito mais do que as afinidades ligadas à profissão, o companheirismo que desde então se instalou na vida dos dois foi o marco para uma vida em comum, cercada de amor e cuidados que só aumentam como o passar do tempo.

“Nos aposentamos, mas não sabemos o que é ociosidade. A fase do trabalho e dos estudos passou, mas os afazeres e responsabilidades permanecem. Passeios e viagens passaram a fazer parte da nossa rotina, com aquela paz merecida, sem pressa como antes”, comenta Edison. Quem conheceu o engenheiro antes se surpreende com a saúde e disposição de hoje, inclusive com uma considerável perda de peso, graças aos hábitos cada vez mais saudáveis.

Seu primeiro local de trabalho foi no Centro, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, antes da construção do atual Paço Municipal, a qual também acompanhou em cada etapa. Grandes obras fazem parte da história recente de Jundiaí e Edison acompanhou algumas das principais. Além da infraestrutura, pavimentação de ruas e drenagem de águas pluviais, participava também de reformas e obras de creches, escolas, terminais de ônibus e postos de saúde.

“Gostava muito da Prefeitura e continuo gostando. É um local de trabalho onde sempre me senti bem. Quando ele se aposentou também, ficou tudo melhor e estamos sempre juntos”, complementa a esposa Jaciara. Juntos eles provam que o tempo só tem contribuído para aumentar a parceria e permitir uma nova forma de viver, que somente a maturidade é capaz de proporcionar.