IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Compra de títulos públicos é tema de evento do IPREJUN E BCG

Publicada em 15/02/2022

Compra de títulos públicos é tema de evento do IPREJUN E BCG

O Instituto de Previdência Social de Jundiaí (IPREJUN) e a corretora BCG realizaram, nesta terça-feira (15), no auditório da DAE, um encontro sobre a importância dos títulos públicos para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O evento contou com palestra remota do gerente de mercado e chefe das mesas de operação da dívida do Tesouro Nacional, Daniel Leal.

 

O presidente do IPREJUN, João Figueiredo e o analista de investimentos Marcelo Vizioli Rosa, dividiram com o público, formado por representantes de RPPSs de todo o Brasil, a experiência do Instituto jundiaiense com títulos públicos. “Neste ano comemoramos 30 anos de Previdência Pública em Jundiaí. Para marcar a data faremos uma série de eventos e palestras para que uma série de profissionais possa compartilhar conhecimento e esse abre este ciclo”, explicou João.

 

Depois de um panorama político e econômico de 2017 a 2021, foi apresentado o modelo de aquisição de títulos do IPREJUN. “Temos um processo interno com nosso compliance, análise da equipe técnica e depois deliberação do Comitê de Investimentos. Importante lembrar que os títulos públicos são oportunidades e precisamos sempre ter o olhar atento”, destacou o presidente.  

 

Já Daniel Leal falou sobre o objetivo da Gestão da Dívida Pública Federal, equilibrando custos e riscos. Além disso, destacou a expectativa dos resultados do Plano Anual de Financiamento (PAF) para 2022. “Esperamos menor participação de títulos prefixados, principalmente para a redução daqueles de curto prazo, além do aumento de participação de dívida remunerada por juros flutuantes.”

 

Ele também mostrou como funciona a parceria entre os Dealers e o Tesouro Nacional para fomentar o mercado secundário de títulos públicos. “Eles contribuem para uma gestão mais eficiente da Dívida Pública. Têm um conjunto de obrigações e benefícios, com foco no melhor funcionamento do mercado primário e secundário.”

 

O evento foi encerrado por Ermínio Lucci, presidente da BCG Liquidez. Participaram também Juliano Ferreira, Ricardo Ramos e Juarez Lacerda, também representantes da corretora. Ambos falaram sobre os aspectos operacionais dos títulos públicos, além do passo a passo das negociações.

 

Acesso Rápido