Publicada em 04/05/2023
Servidoras e conselheiras do Instituto de Previdência de Jundiaí (IPREJUN) participaram, nesta quarta-feira (3), do 1º Congresso Brasileiro de Mulheres de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municiais (ABIPEM), em Brasília (DF).
O evento teve como foco o aprimoramento técnico e troca de experiências entre as participantes. Na programação, painéis sobre Experiências Femininas nos RPPS; Participação de Mulheres nos Conselhos dos RPPS; Ações para Implementação de Melhorias de Critérios de Governança: ISP e ProGestão; e Longevidade: Conquistas e Desafios.
A abertura ficou por conta do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que mencionou a potência das mulheres no cotidiano do Regimes Próprios de Previdência Brasil afora.
O presidente da ABIPEM e diretor-presidente do IPREJUN, João Figueiredo, destacou a grandeza da iniciativa. “É uma honra para a ABIPEM. Mais que uma homenagem, e um reconhecimento ao trabalho das mulheres dos Regimes Próprios.”
A diretora de benefícios do IPREJUN, Anita Carolina Lunardi, que mediou o debate sobre Mulheres nos Conselhos, falou sobre a participação do grupo jundiaiense no evento. “Jundiaí é uma cidade que sempre sai na frente. O Regime Próprio é referência nacional e a participação das conselheiras e servidoras é de extrema importância. Cada evento é um ganho, um aprendizado que será aplicado no dia a dia do Instituto.”
A conselheira Solange Longui aprovou a iniciativa da ABIPEM. “É uma oportunidade única poder estar no primeiro congresso de mulheres. Ver experiencias de outros RPPS é uma grande lição e me fez olhar para a nossa trajetória no IPREJUN. Além disso, contar com um debate sobre conselhos me fez entender como eles trabalham e entender o que tem funcionado por aí. Saio do Congresso com mais ânimo para seguir em frente e voltar para Jundiaí fazendo meu papel como conselheira.”