ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS
De colegas a eternos namorados, uma história de amor e parceria

Publicada em 10/06/2022

<strong>ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS</strong><br>De colegas a eternos namorados, uma história de amor e parceria

Magali Fonseca, 62 anos, e Elias Chagas dos Santos, 64, formam um daqueles casais que só de olhar a gente já se encanta. Como tantos outros aposentados, eles simbolizam o que todos esperam da vida: amor, superação, parceria, reciprocidade e confiança. Para celebrar o Dia dos Namorados (12 de Junho), o casal protagoniza uma reportagem especial, que além de contar a história construída ao longo do tempo, traz uma mensagem inspiradora para enamorados de todas as idades.

Se conheceram em 1997, mas o namoro só começou nove anos depois. Trabalhavam na área de assistência social da Prefeitura de Jundiaí, Elias como motorista e Magali no cargo de diretora. “Não houve paquera, pois estávamos sempre muito focados no trabalho, com uma intensa demanda. Mas um dia ele me surpreendeu com uma proposta”, lembra Magali, sorrindo.

“Perguntei se podíamos ter uma conversa em particular. Fui direto ao assunto e disse que gostaria de construir um relacionamento com ela. Me preocupava, no entanto, com o status dos nossos cargos, pois eu era o motorista e ela diretora, na época”, relata Elias. Magali fez suspense e, naquele momento, respondeu que ia pensar. “Eu sabia que ia mudar minha vida, pois também estava sozinha, como ele”.

Ambos divorciados, ela já havia sido casada por 14 anos e Elias, 13. As coincidências da vida acabaram aproximando o casal, que não planejou o novo relacionamento, simplesmente deixou acontecer, e já são 16 anos juntos. “Uma curiosidade: faço aniversário no dia 15 de maio, dia da Assistente Social”, comenta Elias, cheio de orgulho e admiração pela eterna namorada.

Antes de ingressar na Prefeitura, onde trabalhou 25 anos e se aposentou no final de 2021, a assistente social Magali já havia atuado também em empresas, na iniciativa privada. Elias, por sua vez, teve uma trajetória de 33 anos como servidor municipal, aposentando-se em 2015. Daí pra frente vieram novas formas de levar a vida, com mais tempo, mas também adversidades e superações.

O casal reside numa chácara no bairro Traviú, há cinco anos. Juntos, eles cuidam da plantação com capricho e cuidado, garantindo uma grande variedade de produtos para o consumo no dia a dia. São pés de uva, lichia, banana, milho, café, laranja, jabuticaba, pitanga, pitaya, mandioca, gengibre, hortaliças e muitas flores.

Valorizar as qualidades

“Nos relacionamentos, é comum as pessoas enxergarem os defeitos, antes de valorizarem as qualidades que nos fazem compreender e aguentar os defeitos do outro. A vida não é só uma ilusão. Começamos uma relação com o objetivo de construir algo sólido, tranquilo, de companheirismo. Nos momentos difíceis, muitas pessoas se afastam. É aí que precisamos estar unidos”, considera Magali.

Em 2013, Elias teve um grave problema de saúde, com um quadro de diverticulite e complicações que resultaram em cinco cirurgias num período de 25 dias, além de uma parada respiratória, com 32 dias de internação hospitalar. A recuperação se estendeu nos três anos seguintes.

Grato pela vida, Elias ressalta que o relacionamento é uma troca. “Precisamos ceder quando é necessário, com a grandeza de reconhecer, agradecer e não repetir erros, resolvendo os problemas logo que aparecem, sem deixar pra depois ou guardar ressentimentos. Afinal, temos pressa de viver, e viver bem”, celebra.

Tudo que faz bem

A vida de aposentados trouxe para Magali e Elias a oportunidade de praticar diferentes atividades de lazer e descontração. Elias toca viola e faz a primeira voz na dupla formada com o sobrinho. E mais: é corredor de rua desde 1977, com uma trajetória de inúmeras maratonas em todos os cantos do país e muitas medalhas pra conta. Já participou de 15 corridas São Silvestre.

Magali faz questão de acompanhá-lo em tudo e também tem seus hobbies e atividades, sempre se preocupando com o bem-estar físico e mental. Além de praticar pilates e quiropraxia, está sempre antenada em cursos, principalmente na modalidade on-line, pela praticidade.

As viagens e passeios se incorporaram à rotina, sempre que possível. Recentemente visitaram o Mato Grosso e Rio Grande do Norte. “É uma alegria chegar a essa altura da vida, com uma história de alegrias e superações pra compartilhar”, comemora a aposentada.