Publicada em 04/05/2022
Professores da Rede Municipal de Ensino participaram, nesta quarta-feira (4), de palestra realizada pela equipe do IPREJUN sobre as novas regras da Previdência. O encontro foi no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, e foi dividido em duas turmas, uma pela manhã e outra no período da tarde.
Esses profissionais têm regras exclusivas para a aposentadoria, que sofreram alterações por conta da Emenda Constitucional 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência. A lei federal pautou a a Lei Complementar Municipal nº 611, de 8 de dezembro de 2021, em vigor desde 1º de janeiro de 2022.
Para quem está no exercício do magistério, a aposentadoria voluntária por tempo de contribuição agora é aos 57 anos para mulheres e aos 60 anos para homens. Para ambos, é necessário ter 25 anos de contribuição exclusivamente no efetivo exercício das funções do magistério, 10 anos no serviço público e 5 anos no cargo. Também foram definidas duas regras de transição para professores: uma com pontos e outra com pedágio. Todas as informações estão na cartilha do IPREJUN (clique e saiba mais).
“Percebemos que esses encontros com os servidores realmente têm esclarecido as dúvidas. Muita gente vem com conceitos incorretos e leva pra casa a informação certa e segura. Gostaríamos apenas que a participação fosse maior, para que a informação chegasse a mais gente”, destacou a diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças Cláudia George Musseli Cezar, que ao lado da diretora de Benefícios, Anita Carolina Lunardi Petrin, tem realizado encontros com os servidores.
No dia 16 de maio, os demais profissionais da Educação, com cargos administrativos, merendeiras, educação infantil e diretoras também participam da palestra.
Mais – Quem esteve na reunião desta quarta-feira (4) esclareceu inúmeras questões. “Ainda falta um tempo para eu me aposentar, mas gosto de saber, ano a ano, cada mudança que vai impactar meu futuro”, destacou Caterine Green Martins.
A professora Walkiria Plaza Nunes, atualmente coordenadora, contou que já tem 28 anos de Prefeitura de Jundiaí. “Já posso me aposentar desde o ano passado. Vim para tirar dúvidas.”