IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Jundiaí tem futebol adaptado de graça para pessoas com mais de 60 anos

Publicada em 08/02/2023

Jundiaí tem futebol adaptado de graça para pessoas com mais de 60 anos

Jundiaí agora conta com aulas de ‘walking football’, uma espécie de futebol adaptado para pessoas com mais de 60 anos. A organização social Walking Football Brasil (WFB), com o patrocínio das empresas Dexco-Deca e Ambev, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Federal, iniciou no município um novo núcleo da modalidade.

 

Os jogos são com os participantes caminhando, ao invés de correrem. Acontecem no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Nilo Avelino Macedo, no Jardim Esplanada, em parceria com a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), às terças e quintas-feiras, divididas em três turmas de 20 alunos cada.

 

Os horários são às 8h, 10h15 e 14h, com os alunos sempre orientados por uma equipe multidisciplinar da WFB, que conta com pelo menos dois professores por turma. Ainda há vagas disponíveis e os interessados devem entrar em contato através de número (11) 98230-7483. Pessoas de ambos os sexos podem participar.

 

MAIS - O walking football é uma ramificação do futebol preparada para pessoas com mais de 60 anos, onde uma das principais regras é jogar caminhando, o que o torna inclusivo, e proporciona relevantes índices positivos de saúde e bem-estar. “Fomos procurados pela organização e assinamos a parceria, cedendo o espaço para as aulas. O futebol adaptado será mais uma modalidade inclusiva na grade de aulas dos nossos Centros Esportivos, que fomenta o esporte e promove a saúde, o lazer e a qualidade de vida da melhor idade, além da interação entre eles que é sempre os dos pontos mais relevantes”, explica o gestor da UGEL, Cláudio Tarallo.

 

O esporte nasceu na Inglaterra e vem se popularizando pelo mundo e é representado no Brasil, pela Walking Football Brasil, organização da sociedade civil, que instituiu a prática no país, capacitando profissionais e democratizando a modalidade, por meio de sua metodologia, para diversos espaços que atuam com a população longeva, como: Núcleos de Convivência da Pessoa Idosa, Clubes e Espaços Comunitários.

 

Para Ricardo Leme, fundador e CEO da Walking Football Brasil, a modalidade tem um papel social importante para o desenvolvimento e impacto positivo na vida das pessoas 60+ compreendendo a sua heterogeneidade “Atuamos com o esporte para o desenvolvimento humano. Hoje no Brasil, existem mais de 37 milhões de pessoas idosas e o estímulo ao exercício físico, como a prática de walking football, contribui para o bem-estar destas pessoas, além de promover a longevidade ativa”, comenta.

 

“Quando respeitamos as diferenças das pessoas 60+ e as incluímos em um projeto de futebol que se joga caminhando, atuamos para melhorar o bem-estar físico e emocional destas pessoas, além do promover a construção de um espaço de diálogo e interação social”, relata. Segundo o CEO, a parceria com o município é um grande ganho para a democratização do esporte. “Chegar em Jundiaí, um dos grandes municípios da região metropolitana de São Paulo, é muito significativo para a democratização deste esporte”, finaliza.

Acesso Rápido