IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Missão Cumprida: dr. Carlos Ozahata se despede da VISAM

Publicada em 30/03/2022

Missão Cumprida: dr. Carlos Ozahata se despede da VISAM

Servidores da Saúde, representantes de diversos órgãos da região e do Estado de São Paulo, além de amigos e familiares, receberam com uma chuva de aplausos o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), Carlos Ozahata, em uma homenagem emocionante nesta terça-feira (29), no auditório do Paço Municipal. A surpresa ocorreu porque, após 22 anos, ele encerra a trajetória no serviço público de Jundiaí e se aposenta nesta sexta-feira (1º de abril).  

 

Ao longo dos anos, o veterinário, que há 37 anos começou a clinicar por amor aos animais, tornou-se referência de olhar técnico para inúmeros temas, desde como Dengue, Raiva, Febre Amarela até a Leishmaniose, com um trabalho preventivo no município. “Estou muito feliz. Minha história aqui me fez crescer como profissional e ser humano. Trabalhei em equipe em prol da saúde pública. Formamos uma equipe técnica, pautada pela ciência”, disse.

 

Entre os planos para a nova fase, além de descansar e curtir a família, está se dedicar a outra paixão: as plantas. “Quero disseminar a filosofia dos Bonsais, que simbolizam paz e calma.”

 

E foi justamente um Bonsai que representou todas as faces do profissional em um vídeo produzido especialmente para a homenagem. Ozahata também ganhou um exemplar da planta. “A aposentadoria é um momento muito esperado por nós. Pretendemos trabalhar juntos. Temos muitos planos”, disse a esposa Rosana Aparecida da Costa Ozahata, que estava acompanhada das filhas, enteadas e da neta do dr. Carlos.

 

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, também falou do profissional. “Sentimos muita gratidão por essa grande jornada na saúde pública, que é forte em Jundiaí por conta de seus trabalhadores.” O vice-prefeito Gustavo Martinelli completou. “Ele é uma referência não só na cidade e região, mas em todo o Brasil”, comentou o vice-prefeito Gustavo Martinelli.

 

Parceira de trabalho e amiga há duas décadas, a biomédica Ana Lúcia de Castro Silva não segurou as lágrimas. “É um irmão. Uma pessoa competente e estudiosa, sempre com embasamento técnico a frente do tempo. Fará muita falta no nosso dia a dia.”

 

O pesquisador científico do Instituto Adolfo Lutz, Roberto Mitsuyoshi Hiramoto, elogiou o trabalho de Ozahata, principalmente com relação à Leishmaniose. “Mesmo com a doença bem longe da região, ele estudou e preparou o município. É um homem de vanguarda. Hoje temos casos em municípios vizinhos, porém, nenhum em Jundiaí.”

Acesso Rápido