Missão Cumprida: o caminho pode ser longo, mas a chegada é sempre a melhor recompensa para o motorista Mauro Justino

Publicada em 27/12/2022

Celebrar a aposentadoria é um dos momentos mais esperados da vida de todo trabalhador. A experiência acumulada é o reflexo da parceria e da convivência com tantas pessoas ao longo da jornada. É assim que o motorista Mauro Justino, 71 anos, estampa sua expectativa com a chegada dessa nova fase da sua vida.

Servidor da Prefeitura Municipal de Jundiaí há 30 anos, sempre como motorista, Justino fez dos quilômetros rodados o caminho para os bons relacionamentos, construídos com respeito e confiança. “É muito gratificante quando as pessoas que encontro me cumprimentam, lembrando que já viajaram comigo”, revela.

Antes de ingressar no serviço público, ele se recorda da atuação em empresas que fizeram história em Jundiaí e região, como a Fleischmann Royal e Dersa. Chegou também a comprar um caminhão para a prestação de serviços em transportes.

Concursado na Prefeitura, inicialmente trabalhou na área de Educação, onde permaneceu entre 1993 e 2008. Em muitos eventos conduzia as equipes participantes. “Ao mesmo tempo, viajava para a unidade de Esportes, principalmente nos finais de semana, transportando atletas que participavam das competições. Naquela época era Secretaria de Educação, Cultura e Esportes”, relembra.

A rotina incluía também idas e vindas paras os aeroportos, quando acompanhava palestrantes, conhecendo e interagindo com muitas pessoas ligadas a atividades esportivas e educacionais.

Assim foi acumulando experiências das viagens, com as conversas positivas e saudáveis do percurso. “Outra alegria foi transportar a Corte da Uva, nos períodos que antecediam as festas”.

As atualizações no documento de habilitação foram necessárias e importantes para a qualificação também na condução de ônibus e vans. A partir daí passou a trabalhar mais diretamente com as equipes de Esportes, vivenciando as principais competições que marcaram as últimas décadas, como os Jogos Abertos e Regionais.

“Sempre senti muita positividade no contato com atletas. Até hoje encontro o pessoal que viajava comigo, principalmente professores e alunos. Percebo o carinho que têm por mim”, conta o motorista. Casado desde os 30 anos, tem dois filhos e reside com a família na Vila Municipal. Nascido em Ubirajara, região de Marília, vive em Jundiaí desde a adolescência.

Planejada, sua aposentadoria é mais uma conquista que pretende usufruir com a tranquilidade merecida. Viajar com a esposa e aproveitar com a família os momentos de descanso na chácara, que ao longo dos últimos anos vem cuidando, estão entre os seus principais planos. Como todo motorista, a paixão por carros não fica para trás. Justino mantém um Fusca 74, relíquia que também faz parte da sua história.