Publicada em 04/05/2022
A equipe de investimentos do Instituto de Previdência Social do Município de Jundiaí (IPREJUN) recebeu nesta semana a visita de membros do MTPREV, autarquia gestora do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso.
Os profissionais vieram a Jundiaí para conhecer os conceitos e estratégias de investimentos do IPREJUN. De acordo com o diretor de Receitas Previdenciárias do MTPREV, Epaminondas Antônio de Castro, o Instituto mato-grossense foi firmado em 2015. Após a última Reforma da Previdência, o déficit que era de R$ 1,3 bilhões foi praticamente equacionado com um plano de custeio.
“Atualmente apenas trabalhamos com fluxo financeiro. A partir desse plano de custeio, teremos uma operação com fundo capitalizado. Por isso, procuramos entre os RPPSs e encontramos Jundiaí como referência no Brasil”, destacou ele, que estava acompanhado por membros do Comitê de Investimentos e Defensoria Pública.
A autarquia tem 70 mil segurados – 30 mil aposentados e pensionistas e outros 40 mil servidores ativos do Estado. Para Epaminondas, o balanço da visita teve saldo positivo. “Os profissionais são extremamente qualificados, conhecem o mercado econômico e os processos internos” disse, ressaltando que o MTPREV está em fase de parametrização do sistema e deve iniciar os investimentos no final de junho. “Buscamos ainda atingir o nível III no Pró-Gestão”, finalizou.
O analista de investimentos Marcelo Vizioli Rosa, que acompanhou o grupo ao longo de toda a visita, frisou que o Instituto é bastante procurado como modelo de gestão. “Todos reconhecem Jundiaí como referência neste segmento. Para nós, esses encontros são a oportunidade de trocar experiências e também ganhar conhecimento.”