IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Perícia Médica analisa casos não passíveis de readaptação no Instituto

Publicada em 20/04/2022

Perícia Médica analisa casos não passíveis de readaptação no Instituto

Após passar por avaliação da medicina ocupacional da Prefeitura, os servidores de Jundiaí com indicação de aposentadoria por incapacidade em casos não passíveis de readaptação são encaminhados à Perícia do IPREJUN, realizada atualmente pelo médico Emerson Kuwabara, responsável técnico da empresa Work Med Cursos e Treinamentos Ltda.

 

O trabalho inclui a avaliação da gravidade dos casos e o quanto cada um compromete a atividade do servidor. Além de uma consulta minuciosa, exames são avaliados para que seja deferida ou não a aposentadoria por incapacidade para o trabalho.

 

Quem se aposenta por incapacidade permanente deve se submeter a avaliações periódicas a cada dois anos até completar 60 anos de idade (mulheres) e 65 anos (homens). Caso o aposentado não compareça no período estipulado, o benefício pode ser suspenso.

 

Quando é verificado que não existem condições para a concessão da aposentadoria, o segurado retorna ao cargo de origem ou função compatível de acordo com a capacidade física, mental ou emocional.

 

É importante destacar que eventual doença ou lesão, comprovadamente estacionária, que o segurado já tinha ao ingressar no serviço público, não dará direito à aposentadoria por incapacidade, salvo em casos em que houver algum agravamento na condição por conta da função exercida.  

 

Cancelamento - O aposentado por incapacidade permanente que puder retornar à atividade terá a aposentadoria automaticamente cancelada. Neste caso, o período em que ele ficou aposentado não é contabilizado para nenhuma finalidade.  

 

Mais - Na área há mais de 10 anos, Dr. Emerson é formado desde 2003, pela UNILUZ e tem especializações em medicina legal, medicina do trabalho, psiquiatria, transtorno de humor e setor interconsulta HCFMUS. O profissional presta serviços para outras seis autarquias, e destaca que esse tipo de trabalho precisa ser feito por um médico capacitado. “É preciso experiência e familiaridade com a legislação dos Regimes de Previdência Social.” No IPREJUN, o serviço foi contratado através de processo licitatório em fevereiro/2020.

 

Saiba mais sobre o trabalho em www.periciamedica.network  

Acesso Rápido