IPREJUN - Instituto de Previdência do Município de Jundiaí

Informações ao Segurado
Qual o melhor investimento para quem já se aposentou?

Publicada em 23/06/2022

Qual o melhor investimento para quem já se aposentou?

Não é porque a aposentadoria chegou que os planos e objetivos acabaram. Pelo contrário! A terceira idade é a fase da vida onde as pessoas param de trabalhar e, portanto, o momento ideal de realizar os sonhos que eram um pouquinho mais difíceis de colocar em prática por conta da rotina.

 

Para aproveitar a nova fase com tranquilidade existem investimentos ideais para aposentados. É possível usar as aplicações financeiras para alcançar muitos objetivos, desde um sonho de consumo até um negócio que já vinha sendo planejado.

 

Nosso analista de investimentos do IPREJUN, Marcelo Vizioli Rosa, dá algumas dicas para quem tem a intenção de investir, mas está precisando de um empurrãozinho. “Pra quem planeja fazer uma grande viagem ou trocar de carro, por exemplo, é indicado um investimento de baixo risco, como fundos atrelados ao CDI, CDBs de liquidez diária e também os títulos pré-fixados, em que se conhece a rentabilidade previamente à realização do investimento”, explica.

 

Por outro lado, para quem prefere optar por investir em longo prazo, a dica do analista é buscar também fundos de ações ou de investimentos no exterior, com tempo para suportar as oscilações do mercado. “Vale lembrar que quanto maior o horizonte de tempo do investimento, o investidor poderá se expor a um risco maior, buscando a possibilidade de retorno também maior, daí a necessidade de fazer uma escolha adequada ao perfil pessoal e ao momento econômico atual!”, reforça Marcelo.

 

Mas como identificar o seu perfil?

 

O melhor investimento para a aposentadoria é aquele que faz a pessoa se sentir confortável. Não dá para investir em algo sem ter a confiança de que aquilo é certo para determinado perfil.

 

Portanto, inicialmente é necessário conhecer a si próprio, quanto ao perfil investidor. Isso evitará que o resultado seja mais dor de cabeça do que lucros, caso invista em algo que não passe a segurança necessária.

 

Para um investidor iniciante, é recomendado investir em títulos de renda fixa que estejam atrelados a índices como IPCA e CDI. Antes de realizar um investimento de renda fixa, verifique o título e veja a qual indicador ele está atrelado. Tenha em mente:

 

Planejamento - Planejar é a chave do sucesso para qualquer tipo de atividade.

 

Esqueça que tem o dinheiro - Como você não pode contar com esse dinheiro por um bom tempo, tente esquecer que o tem.

 

Paciência - Sabemos que ter paciência para investir e esperar o dinheiro rentabilizar não é uma tarefa tão simples, entretanto o maior número de casos de investidores que perderam dinheiro é porque não conseguiram esperar. Os investimentos só começam a rentabilizar ao longo do tempo.

 

Confira a seguir alguns investimentos que se encaixam bem em objetivos de curto, médio e longo prazo.

 

Curto prazo: Renda fixa pós-fixada

 

Aqui entram os objetivos que podem ser atingidos em menos de um ano. Às vezes, esse prazo pode até ser mais curto, como meses. Para essas metas é interessante aplicar em investimentos de alta liquidez e que oferecem rendimentos seguros. 

 

Um exemplo é o caso da renda fixa pós-fixada, onde a rentabilidade está atrelada a algum indicador financeiro, como a Selic ou o CDI. Outro exemplo de investimento que se enquadra bem em objetivos de curto prazo é o Tesouro Selic e os CDBs.

 

Médio prazo: Fundos de investimento

 

O tempo para a realização dos objetivos de médio prazo costuma ser de dois a cinco anos e os fundos de investimento podem ser os melhores amigos dos aposentados que miram em objetivos de médio prazo.

Fundos funcionam como um condomínio de investidores. Cada investidor, que é chamado de cotista, aplica um valor mínimo e a soma das cotas de todos é utilizada para fazer aplicações financeiras em diferentes produtos do mercado.

 

Longo Prazo: ações

 

Um dos investimentos para aposentados que estão focando no longo prazo são as ações de empresas. 

Uma ação representa uma parte de uma companhia, então, ao comprar uma, você se torna dono de um pedacinho do empreendimento, como uma espécie de sócio.

 

Comprando uma ou mais, o investidor tem direito a uma parte dos ganhos. Esse lucro é chamado de dividendo e é proporcional à quantidade de ações que ele possui. O recebimento de dividendo pode, inclusive, ser um complemento na renda da aposentadoria.

 

As ações são investimentos em renda variável. Significa que o retorno financeiro de quem investe nisso tem a ver com o desempenho da empresa e do setor em que ela atua.

 

 

#ficadica: Diante desse cenário tão abrangente e desafiador, é preciso muita atenção e pesquisa antes de fazer sua opção, para que não haja arrependimento e, sim, só alegria!

 

 

Fonte pesquisada: https://blog.pagseguro.uol.com.br/

Acesso Rápido